Nova solução tecnológica monitoriza saúde do doente, identifica sinais de alerta e avisa as equipas de saúde

7 de Julho 2022

A companhia UpHill criou um novo software que funciona como um assistente virtual que liberta os profissionais de saúde de "papelada" e chamadas telefónicas. Esta nova solução tecnológica monitoriza a evolução do estado de saúde do doente, identifica sinais de alerta e avisa as equipas de saúde.

“Esta é a ponte que faltava para ligar os profissionais de saúde aos doentes e libertá-los de tarefas repetitivas, burocráticas e de baixo valor acrescentado, que são, simultaneamente, fator de frustração e exaustão. O software monitoriza a evolução de sintomas ao longo do tempo, interpreta os resultados, identifica sinais de alerta, avisa as equipas e automatiza algumas ações recomendadas”, explica Eduardo Freire Rodrigues, cofundador e CEO da UpHill.

O novo software permite que vários profissionais acedam ao estado e progresso do doente em tempo real, tenham sempre a informação necessária para tomar decisões e acompanhem o doente fora dos serviços de saúde, “sem que isso signifique passar mais horas ao telefone ou a enviar emails.”

A tecnologia desenvolvida pela UpHill garante também que toda a informação recolhida é contextualizada e utilizada para identificar situações de agravamento da doença e antecipar ações, como o agendamento de consultas, ajuste terapêutico ou encaminhamento do doente para o serviço de saúde mais adequado.

De acordo com a companhia esta solução “melhora a coordenação entre equipas e evita a duplicação de atos médicos ou exames, que aumentam os períodos de espera ao longo da jornada do doente. Do ponto de vista dos doentes, o acompanhamento assíncrono permanente reduz as deslocações às unidades de saúde e o desperdício de tempo e recursos associados às mesmas.

O produto já está a ser utilizado em seis hospitais portugueses e os resultados dos primeiros projetos serão conhecidos no final do ano, revela a companhia.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights