SE contesta prémios de desempenho apenas para os administradores hospitalares

7 de Julho 2022

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) considerou esta quarta-feira que "mais uma vez" os enfermeiros são esquecidos pelo Ministério da Saúde.  A posição da estrutura sindical surge após o anúncio de um um prémio por objetivos aos administradores hospitalares.

O sindicato afirmou, em comunicado, que “numa altura em que é preciso incentivar todos os profissionais do setor, a decisão do Governo passa por premiar somente os administradores hospitalares”.

Apesar de concordar com conceito de premiar o desempenho, o SE considera que essas distinções devem ser transversais “e não podem ser esquecidos aqueles que estão no terreno e que também devem ser reconhecidos, pois são eles o valor ativo do SNS”.

O presidente do SE tem vindo a alertar que o sistema de Avaliação do Desempenho em vigor para a Administração Pública “é complexo e repleto de mecanismos que promovem arbitrariedades”.  Por isso, estranha que “estejam a ser premiados os administradores hospitalares, e os enfermeiros, que têm problemas para resolver há mais de 20 anos, entre os quais questões ligadas ao desempenho, tenham sido novamente esquecidos”.

Os problemas por resolver e que têm marcado a ação reivindicativa do Sindicato passam pela contagem de todo o tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira, com a correspondente atribuição de pontos, mas também o combate à existência de dois regimes jurídicos de contratação (Contrato de Trabalho em Funções Públicas e Contrato Individual de Trabalho) no SNS, com direitos e benefícios diferentes e que geram desigualdades entre a classe.

O Sindicato dos Enfermeiros defende, ainda, que a tabela salarial e remuneratória está completamente desajustada da realidade.

Perto de 70 enfermeiros concentraram-se esta quinta-feira frente à entidade regional de saúde de Lisboa num dia de greve para exigir valorização salarial, a admissão de mais profissionais e a vinculação efetiva dos enfermeiros com contratos precários.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights