Portugal adquiriu 35 mil doses de antivirais e contratos permitem reposição

20 de Julho 2022

A diretora-geral da Saúde afirmou esta terça-feira que Portugal adquiriu 35 mil doses de medicamentos antivirais para a Covid-19 e que os contratos com as farmacêuticas permitem a reposição dos respetivos ‘stocks’.

“Foram adquiridas 35 mil doses de antivirais num regime que nos permite vigiar os ‘stocks’ e, à medida que estes ‘stocks’ se vão escoando, obviamente temos os contratos com as firmas feitos no sentido da sua reposição”, afirmou Graça Freitas na Comissão de Saúde onde foi ouvida sobre a mortalidade materna e por todas as causas a pedido do BE e do PSD.

De acordo com a diretora-geral, a norma com as linhas orientadoras do tratamento com medicamentos antivirais contra a Covid-19 para as várias fases da doença (ligeira, moderada e grave) “é especial”, uma vez que deixa ao critério clínico a ativação da reserva estratégica.

“Se os clínicos assim o entenderem, podem ativar a reserva, através das farmácias dos hospitais”, adiantou Graça Freitas, explicando que alguns hospitais constituíram reservas próprias para disponibilizarem os medicamentos “com maior rapidez”.

“Há outros hospitais que preferem fazer a requisição à ARS, mas isso é uma questão de governação das instituições de saúde”, disse a diretora-geral da Saúde.

Graça Freitas respondia à deputada da Iniciativa Liberal Joana Cordeiro, que questionou se estes antivirais estavam a ser administrados a toda a população elegível e qual o motivo para a “DGS impor uma restrição tão grande no acesso a estes medicamentos”, apontando os exemplos de Espanha e do Reino Unido, onde são disponibilizados em farmácias comunitárias.

Em 11 de julho, A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) adiantou que o país tinha em ‘stock’ 9.975 unidades do antiviral oral Paxlovid, de um total de 30 mil tratamentos adquiridos para este ano, dos quais foram já entregues em território nacional 10.000 unidades.

Quanto ao antiviral Lagevrio, o ‘stock’ é de 2.159 unidades, tendo sido adquiridos 5.000 tratamentos deste medicamento para 2022, 2.160 dos quais já chegaram a Portugal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights