Investigação portuguesa sobre riscos na ida dos idosos às urgências ganha bolsa europeia

25 de Julho 2022

Um projeto de investigação, desenvolvido por uma enfermeira especialista na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, foi distinguido com uma bolsa europeia. O trabalho alerta para o risco de eventos adversos na ida dos idosos às urgências.

“Nursing home residents in the emergency department: Characteristics, Fragility and Aggressiveness in care” é o nome deste projeto, já iniciado pela enfermeira membro do Capítulo Phi Xi da Sigma, sediado na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Ângela Simões.

De acordo com a investigadora é fundamental minimizar a transferência de residentes em ERPI´s para os serviços de urgência, pois representa um risco para a saúde.

Apesar das “vantagens do atendimento no serviço de urgência (acesso a profissionais especializados, exames complementares de diagnósticos e acompanhamento), a admissão no serviço de urgência é uma experiência desconfortável e assustadora para os idosos frágeis”, alerta a investigadora.

Entre os riscos de eventos adversos, Ângela Simões identifica as “quedas, úlceras por pressão, delírio, infeções hospitalares e declínio funciona”, os quais, por sua vez, “aumentam o tempo de permanência no hospital e os custos de saúde”.

A também docente convidada no Instituto Politécnico de Castelo Branco nota que Portugal “é o país com mais admissões per capita nos serviços de urgência, entre os países que constituem a OCDE”, sendo que “uma grande percentagem das admissões nestes serviços é realizada por idosos”.

A enfermeira portuguesa conquistou a bolsa de investigação da Sigma Europa, no valor de três mil euros, que servirá para apoiar o projeto “Nursing home residents in the emergency”.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

Redução da mortalidade e internamentos por DPOC em Portugal, revela relatório do ONDR 2024

O Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) de 2024, que acaba de ser divulgado pela Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), evidenciou uma tendência geral de redução nos internamentos e na mortalidade associada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos últimos cinco anos, em Portugal, à exceção dos anos de pandemia (2020-2021).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights