Associação sensibiliza população para a prevenção da doença hepática

19 de Agosto 2022

O Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) afirma que o período de férias pode “ser também sinónimo de excessos”, justificando a promoção da nova campanha de consciencialização para a prevenção da doença hepática.

A campanha promovida pela APEF surge com o mote “O seu fígado não está de férias”. A iniciativa visa alertar para a importância de manter um estilo de vida saudável no verão, por forma a prevenir as doenças do fígado.

José Presa frisa que o fígado é um importante órgão do sistema digestivo e que, no caso de inflamação ou lesão, pode comprometer as suas funções e originar diversas complicações a curto ou a longo prazo. “”Estamos a falar de patologias, que são, na sua grande maioria, evitáveis, embora tratáveis e, até, curáveis, como é o caso da hepatite C.”

O médico destaca ainda que a prevenção das doenças hepáticas passa pela prática de exercício físico, dieta equilibrada, evitar o consumo de álcool e drogas, entre outros.

“No caso de ter alguma doença do fígado já diagnosticada e em tratamento, não se esqueça de levar consigo os medicamentos e de os tomar consoante indicado. Aproveite as férias para pôr em prática hábitos saudáveis. O seu fígado agradece!”, conclui.

A iniciativa vai decorrer durante o mês de agosto, nas redes sociais da associação.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Impacto da dieta na DII

A alimentação é um dos temas que mais dúvidas levanta entre as pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), nomeadamente Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Apesar de não ser uma causa direta da doença, acredita-se que os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na forma como os sintomas se manifestam e na gestão do dia a dia da patologia.

Impacto da dieta na DII

A ciência tem vindo a demonstrar que a saúde intestinal tem uma relação direta com a saúde mental. Estudos confirmam que o intestino é um órgão essencial na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que influenciam o humor e o bem-estar emocional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights