Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde firma parceria com estudantes de medicina e jovens farmacêuticos

6 de Setembro 2022

A presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), Cristina Vaz de Almeida, assinou dois protocolos com duas importantes associações do ramo da saúde. As parcerias foram firmadas no passado sábado e segunda-feira, respetivamente, com a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) e com a Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF).  

A presidente acredita que este é um passo importante para a divulgação da literacia em saúde entre os mais novos. Esta colaboração “vem reforçar o peso da literacia em saúde junto dos jovens profissionais de saúde, que têm uma intervenção crucial junto do cidadão. É por isso um grande privilégio para a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde assinar este protocolo”, afirma.

“Enquanto representante dos cerca de 10.500 estudantes de Medicina portugueses, esta parceria representa um grande passo para a saúde em Portugal, já que procuramos não só representar estudantes, mas também capacitá-los, para um melhor desempenho enquanto futuros profissionais de saúde, e aproximá-los da comunidade em que inserem, para promoverem uma saúde mais completa e próxima”, destaca a ANEM.

Por sua vez, a APFJ considera que “os jovens farmacêuticos, através do seu conhecimento técnico-científico e espírito crítico, têm um papel fundamental no combate à desinformação em saúde junto da população e esta parceria com a SPLS vem reforçar isso mesmo”. Acrescentam ainda que ambas as entidades têm “objetivos em comum no que diz respeito a esta questão de saúde pública” e esperam “colaborar para aumentar o compromisso do cidadão para com a sua saúde”.

A SPLS soma, assim, mais uma colaboração com duas importantes entidades nacionais cujo objetivo passa por promover a literacia em saúde a nível nacional e internacional. Para isto, todas as partes se comprometem a criar projetos para comunicação e sensibilização de questões relacionadas a literacia em saúde que possam atingir vários públicos.

SPLS/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights