Universidade de Aveiro submete pedido de patente internacional para Tecnologia de modelação de tumores pancreáticos

21 de Setembro 2022

A Universidade de Aveiro apresentou um pedido internacional de patente de uma nova tecnologia que permite a modelação 3D ‘in vitro’ de tumores pancreáticos, revelou hoje fonte académica.

Desenvolvida no Instituto de Materiais de Aveiro (CICECO), a nova tecnologia foi alvo de pedido internacional de patente com o apoio da UACOOPERA, estrutura de interface da Universidade de Aveiro (UA) com o exterior.

A invenção permite o desenvolvimento de minitecidos tumorais no laboratório para acelerar a descoberta e testagem de novas metodologias terapêuticas para este tipo de cancro.

“O adenocarcinoma ductal pancreático é o tipo de cancro pancreático mais fatal e mais comum, representando cerca de 95% de todos os cancros pancreáticos diagnosticados”, refere uma nota da Universidade.

Em Portugal, prossegue, “este tipo de cancro é atualmente também um dos mais mortíferos, prevendo-se que se torne a principal causa de morte por cancro no país em 2030”.

O grupo de investigação COMPASS, liderado por João Mano, professor do Departamento de Química (DQ) da Universidade de Aveiro (UA) e membro do laboratório associado CICECO, desenvolveu um modelo de tecido tumoral pancreático tridimensional ‘in vitro’, com a morfologia encontrada nos tumores humanos.

A nova tecnologia permite “mimetizar diferentes morfologias de tumores pancreáticos em laboratório, podendo ser a base de um ‘kit’ para avaliação de terapias avançadas ou personalizadas, baseadas em imunoterapia ou nanomedicina, num contexto mais próximo do real no paciente”.

Segundo a nota de imprensa universitária, a tecnologia agora desenvolvida “abre ainda novas linhas de investigação ao nível dos estudos fundamentais da biologia do cancro e do diagnóstico, incluindo o estudo e descoberta de novos biomarcadores ou mecanismos de resistência a fármacos, assim como abre portas para a modelação computacional do desenvolvimento do tumor”.

NR/HN/LUSA

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights