Pais de crianças autistas organizam convívio de reflexão em Penafiel

14 de Outubro 2022

Um grupo de pais de crianças com autismo organiza no domingo, em Penafiel, um encontro que reunirá também profissionais de saúde que deixarão conselhos às famílias.

“Autismo é Amor”, como se designa a atividade, contará, no local, com uma pedopsiquiatra, uma psicóloga e um professor de musicoterapia.

“[Os profissionais] vão informar e aconselhar as famílias sobre algumas atividades que podem ser direcionadas aos seus meninos, assim como dar dicas de iniciativas para cuidar também de si”, contou à agência Lusa.

A organização adianta que também acontecerão testemunhos de crianças autistas e dos encarregados de educação.

A ideia de promover esta iniciativa, explicou, surgiu após várias conversas e trocas de testemunhos num grupo ‘online’ de entreajuda, nas redes sociais, com outras famílias de autistas.

Iva Faria é mãe de uma criança com transtorno do espectro autista e dinamiza um grupo privado com cerca de 660 membros, no Facebook, designado “Autismo é Amor”, frase que dá o nome à atividade de domingo.

À Lusa, explicou que “o autismo é algo sobre o qual é muito difícil falar, porque ainda é muito desconhecido”, por isso, prosseguiu, “a troca de testemunhos é muito importante nesse sentido”.

O convívio, contou, vai decorrer no Parque da Cidade, em Penafiel, entre as 10:00 e as 17:00, com a intenção de se repetir todos os anos naquela cidade do distrito do Porto.

A organização acredita que pais de crianças autistas, de vários pontos do país, estarão no evento.

A participação é gratuita, estando aberta a pessoas com autismo, famílias e público em geral, não tendo quaisquer fins lucrativos, sinalizou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APAH defende autonomia após ministra anunciar auditoria

 A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu hoje autonomia para as administrações tomarem decisões, depois de a ministra da Saúde anunciar a criação de uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais.

Enfermeiros denunciam situação “explosiva” na Linha SNS 24

A Linha SNS 24 vive uma situação “explosiva” e, entre os enfermeiros que prestam serviço nesta linha de atendimento, já se fala em paralisação. A denúncia é feita pelo Sindicato dos Enfermeiros (SE), que teve conhecimento do caso por meio de uma exposição dos enfermeiros que ali prestam serviço, em tempo parcial.

Violência contra a pessoa idosa em debate

A Câmara Municipal de Ponta Delgada (São Miguel, Açores) promove na próxima sexta-feira, às 9h30, uma palestra subordinada ao tema da consciencialização da violência contra a pessoa idosa, isto na véspera do dia mundial que lhe é dedicado pela Organização das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights