Sindicatos dos enfermeiros e Governo retomam negociações em 02 de novembro

19 de Outubro 2022

Os sindicatos dos enfermeiros, que têm exigido a retoma das negociações com o Governo após a demissão da ministra Marta Temido, voltam a reunir-se com o Ministério da Saúde em 02 de novembro, confirmaram hoje fontes sindicais.

A reunião foi marcada hoje pelo ministério depois de vários sindicatos terem solicitado ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro, a retoma das negociações sobre reposição dos pontos perdidos pelos enfermeiros aquando da transição para a nova carreira.

As negociações tinham sido suspensas devido à demissão de Marta Temido, em 30 de agosto.

A presidente do Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) adiantou à Lusa que, com o agendamento da retoma das negociações, já não será enviado pré-aviso de greve que estava previsto ser publicado hoje.

“O que nós queríamos é que fosse marcada a reunião e retomadas as negociações” para a reposição dos pontos da carreira dos enfermeiros, adiantou Gorete Pimentel.

Desde 19 de setembro, o SITEU enviou vários ofícios ao ministério e deu o final do dia terça-feira como prazo limite para o agendamento da reunião.

De acordo com a dirigente sindical, todas as propostas apresentadas pelo sindicato “foram aceites”, o que faz com que a próxima reunião seja para formalizar o acordo alcançado neste processo negocial.

Fonte do Sindicato dos Enfermeiros (SE) também confirmou à Lusa a retoma das negociações para 02 de novembro, depois de ter admitido adotar “outras formas de luta” caso o Ministério da Saúde não marcasse a reunião até final de outubro.

De acordo com o presidente do SE, Pedro Costa, a conclusão do processo negocial é urgente, tendo em conta a necessidade de acautelar no Orçamento do Estado para 2023 os impactos financeiros das medidas acordadas com o Governo.

No final de setembro, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, pediu aos sindicatos “compreensão”, tendo em conta que estava a instalar a sua equipa ministerial, e assegurou que o Governo assumia todos os compromissos que tinham sido estabelecidos nas anteriores reuniões com os enfermeiros e com as estruturas sindicais representativas dos médicos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights