Jovens e idosos debatem e votam medidas sobre a saúde em Oeiras

20 de Outubro 2022

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) anunciou um projeto inédito em Portugal: mini-assembleias municipais constituídas por jovens e idosos que vão debater medidas e propostas para melhorar o setor da saúde. A primeira sessão decorre este sábado em Oeiras.

Em comunicado, a SPLS garante que o projeto tem com objetivo “criar um espaço comum e aberto à discussão de diversos temas que se prendem com assuntos relacionados com o acesso a saúde, a sua melhor compreensão e uso dos recursos. Para isto, o grupo de cidadãos do município vai sugerir medidas, debater ideias e votar nas propostas mais significativas e que tenham maior impacto na sociedade para a área da saúde.”

Cristina Vaz de Almeida, presidente da SPLS e coordenadora do projeto, refere que iniciativa, além de ser um ponto de partida para refletir sobre o estado do setor em Portugal, pretende ser uma ferramenta de literacia em saúde.

A importância desta oportunidade de debate e esclarecimento de muitos temas que interessam ao cidadão e à sua saúde levou-nos a reunir um conjunto de especialistas, ativos, construtivos, que podem dar orientações e pistas muito importantes para a saúde dos indivíduos, das famílias, da comunidade”, diz na nota a presidente da Comissão de Ética da SPLS e também coordenadora do projeto, Cecília Nunes.

A organização da iniciativa compromete-se a redigir um e-book com as propostas mais debatidas e votadas, que será submetido às respetivas autarquias para avaliação e implementação. 

A primeira edição, a acontecer em Oeiras, vai prolongar-se até dezembro, em quatro sábados espaçados.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights