Lactacyd e Corações com Coroa encaram juntas a “Saúde íntima sem tabus”

20 de Outubro 2022

Este verão, foi possível apoiar a Corações com Coroa através da compra de produtos Lactacyd. Hoje, numa talk sobre saúde íntima, em Lisboa, o donativo foi entregue à fundadora e presidente da associação, Catarina Furtado.

Esta manhã, a apresentadora Catarina Furtado, a atriz Carla Andrino e a influenciadora digital Liliana Filipa conversaram sobre “saúde íntima sem tabus”, precisamente porque este tema ainda não é encarado com a naturalidade necessária para combater os problemas das mulheres.

Para Catarina Furtado, são problemas que exigem esforços conjuntos, pois “o mundo só poderá andar quando os governos cumprirem as suas promessas, a sociedade civil se mobilizar e as empresas olharem para o investimento nas pessoas”.

Acima do lucro imediato, a apresentadora defende, portanto, o “lucro maior” que é “vivermos todos melhor”, que também tem como consequência o aumento do poder de compra.

O donativo hoje entregue vai apoiar o projeto “Todas merecemos”, que desmistifica a menstruação através de um conjunto de ações junto da comunidade. A primeira atividade, que já começou, é ir às escolas “falar sem tabus nenhuns” sobre este tema e outros ligados à saúde e à sexualidade, como as infecções sexualmente transmissíveis, com a presença de uma médica.

Catarina Furtado alertou ainda para a menstruação enquanto “tabu imenso”, “que em Portugal, que é um país desenvolvido, também existe”. “E existe uma coisa chamada pobreza menstrual”, que faz com que as meninas “não falem sobre a menstruação” e “sejam penalizadas porque não existem produtos acessíveis para elas”, “e porque nas escolas também não há essa parte da higiene para elas”, continuou. No ensino em Portugal, a apresentadora encara a disciplina de cidadania e desenvolvimento como uma oportunidade importante para abordar estas questões.

Nos países em desenvolvimento, as raparigas deixam mesmo de ir à escola porque não têm os produtos de que precisam, recordou Catarina Furtado, que acredita que desconstruir a discriminação com base na saúde íntima começa por eliminar tabus, também com a ajuda dos rapazes e dos homens. “Não há evolução se não for feito com envolvimento masculino”, afirmou.

Nesta conversa, todas as oradoras fizeram questão de incluir o sexo masculino, concordando que os homens também têm de estar informados.

Carla Andrino disse que o empoderamento “tem de vir de nós, de dentro”, mas salientou a importância de, na sua vida, poder contar com um companheiro que respeita as suas escolhas e a respeita enquanto indivíduo.

Por sua vez, Liliana Filipa destacou a relevância da presença dos homens nestas talks – nas suas palavras, “eles deviam estar presentes sempre” – e a importância destes eventos para a sociedade em geral.

“É ótimo termos este tipo de eventos, termos este tipo de talks e falarmos sobre aquilo que realmente é importante. É bom associar-me a marcas em que acredito, como a Lactacyd. Acredito numa marca que quer evoluir, que quer melhorar a saúde íntima, neste caso, e que se preocupa com a diversidade”, referiu a influenciadora digital.

Andreia Santos, Brand Manager da Lactacyd, disse ao HealthNews que a parceria com a Corações com Coroa diz muito sobre o DNA como marca. E explicou: “Estamos a melhorar a vida das mulheres através de produtos de qualidade que ajudam a ter uma boa saúde íntima, que ajudam na prevenção, sim, mas também queremos poder ajudar a comunidade e tornar estes produtos mais acessíveis para todas, e que a informação possa circular melhor e estar disponível para todos”.

A Corações com Coroa “fazia um fit perfeito” porque “apoiar e empoderar as mulheres são objetivos da marca”, prosseguiu a sua representante.

“Nós gostávamos que não fosse uma coisa one shot e pudéssemos dar continuidade a este apoio, e queremos que a Lactacyd possa continuar a ser uma marca que ajuda as mulheres de várias formas”, concluiu.

HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights