25º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos realiza-se dia 11 de novembro em Braga

31 de Outubro 2022

A Ordem dos Médicos realiza o seu 25º Congresso Nacional no dia 11 de novembro. O encontro acontece pela primeira vez em Braga.

A iniciativa que junta médicos, cientistas e responsáveis políticos tem como principal objetivo “construir um caminho com resultados imediatos, mas orientado para o futuro, estrutural e capaz de modernizar o sistema de saúde português, nomeadamente o Serviço Nacional de Saúde.”

Em comunicado, foi revelado que o encontro deste ano terá um formato inovado, contando com várias palestras ao estilo “TED Talk”, de 18 minutos cada.

“A nível interno, com uma nova equipa ministerial, uma nova estrutura [direção executiva do SNS] e uma grave crise no acesso a cuidados de saúde, Portugal atravessa um momento crítico e deve decidir que Saúde quer ter durante os próximos anos. Já a nível externo, todo o mundo atravessa tempos marcados pela instabilidade devido à guerra que se arrasta na Ucrânia”, contextualiza na nota o bastonário e presidente do congresso, Miguel Guimarães.

“Em tempos conturbados, é necessário, mais do que nunca, pensar estruturalmente. A Saúde pode contar com os médicos para essa reflexão e, sobretudo, para contribuir para a ação. É esse o papel e a responsabilidade que a Ordem dos Médicos assume perante a sociedade: ajudar a que todos os cidadãos tenham uma Saúde melhor, mais segura e com equidade de acesso. Seja hoje, seja durante os próximos anos”, refere ainda o bastonário.

A “Saúde em Mudança” olhará para temas como: “Desafios para a Formação Médica”; “O SNS do Século XXI”; “As profissões da Saúde: pensar o futuro hoje”; “Saúde Global, desafios e oportunidades”; “Reforma do Sistema Nacional de Saúde”; “Hospitais Periféricos, presente e futuro” e “Transformação Digital na Saúde e Sistemas de Informação”.

O encontro contará com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, o diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, e a presidente-eleita da Associação Médica Mundial, Lujain Al-Qodmani. Haverá ainda espaço para os contributos de Maria de Belém Roseira, Domingos Andrade, Ana Paula Martins, Isabel Vaz, António Lobo Xavier, Álvaro Beleza, Pablo Requena, Pedro Duarte, entre muitos outros.

Consulte programa AQUI

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights