Moimenta da Beira tem equipa multidisciplinar de apoio ao confinamento

8 de Janeiro 2021

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira anunciou esta sexta-feira que tem uma equipa multidisciplinar a apoiar cidadãos em confinamento obrigatório, quer na entrega de produtos, como no apoio psicológico e verificação das condições de habitação.

“Vai andar no terreno a verificar se os cidadãos em confinamento obrigatório necessitam de ajuda, seja ajuda alimentar e de medicação, ou de apoio social ou psicológico. Vai também averiguar a adequação das condições de habitação para cumprimento do confinamento obrigatório”, sintetiza um comunicado da autarquia.

Segundo a nota de imprensa, “nestas visitas domiciliárias a equipa certifica ainda o cumprimento efetivo do recolhimento imposto pelas autoridades de saúde”.

“Estão envolvidos na equipa multidisciplinar um representante da saúde local, técnicos municipais das áreas de serviço social e cultural, de psicologia e até de combate ao insucesso escolar, todos em cooperação permanente com a Guarda Nacional Republicana”, explica.

A equipa foi criada “tendo em conta a situação excecional que o país atravessa e a proliferação de casos registados de contágio de Covid-19 na região, mas muito em particular o agravamento da evolução de casos positivos registados nas últimas semanas no município de Moimenta da Beira”.

Neste sentido, o município assume que a equipa foi criada pelo presidente da Câmara, “no âmbito das suas competências como responsável municipal máximo da política de proteção civil, com poderes para desencadear ações de prevenção, socorro, assistência e reabilitação adequadas, entre muitas outras”.

“Justifica-se a implementação de medidas extraordinárias e de caráter urgente, que têm como objetivo prevenir e minimizar a possibilidade de contágio no concelho e quebrar as cadeias de transmissão do vírus”, justifica o autarca, José Eduardo Ferreira.

No seu entender, esta equipa multidisciplinar fará um “trabalho fulcral de apoio social e à saúde” dos cidadãos residentes em Moimenta da Beira.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.884.187 mortos resultantes de mais de 87,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.472 pessoas dos 456.533 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 9 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00h de 8 de janeiro, até dia 15.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights