Moimenta da Beira tem equipa multidisciplinar de apoio ao confinamento

8 de Janeiro 2021

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira anunciou esta sexta-feira que tem uma equipa multidisciplinar a apoiar cidadãos em confinamento obrigatório, quer na entrega de produtos, como no apoio psicológico e verificação das condições de habitação.

“Vai andar no terreno a verificar se os cidadãos em confinamento obrigatório necessitam de ajuda, seja ajuda alimentar e de medicação, ou de apoio social ou psicológico. Vai também averiguar a adequação das condições de habitação para cumprimento do confinamento obrigatório”, sintetiza um comunicado da autarquia.

Segundo a nota de imprensa, “nestas visitas domiciliárias a equipa certifica ainda o cumprimento efetivo do recolhimento imposto pelas autoridades de saúde”.

“Estão envolvidos na equipa multidisciplinar um representante da saúde local, técnicos municipais das áreas de serviço social e cultural, de psicologia e até de combate ao insucesso escolar, todos em cooperação permanente com a Guarda Nacional Republicana”, explica.

A equipa foi criada “tendo em conta a situação excecional que o país atravessa e a proliferação de casos registados de contágio de Covid-19 na região, mas muito em particular o agravamento da evolução de casos positivos registados nas últimas semanas no município de Moimenta da Beira”.

Neste sentido, o município assume que a equipa foi criada pelo presidente da Câmara, “no âmbito das suas competências como responsável municipal máximo da política de proteção civil, com poderes para desencadear ações de prevenção, socorro, assistência e reabilitação adequadas, entre muitas outras”.

“Justifica-se a implementação de medidas extraordinárias e de caráter urgente, que têm como objetivo prevenir e minimizar a possibilidade de contágio no concelho e quebrar as cadeias de transmissão do vírus”, justifica o autarca, José Eduardo Ferreira.

No seu entender, esta equipa multidisciplinar fará um “trabalho fulcral de apoio social e à saúde” dos cidadãos residentes em Moimenta da Beira.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.884.187 mortos resultantes de mais de 87,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.472 pessoas dos 456.533 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 9 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00h de 8 de janeiro, até dia 15.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Exposição “Arte e Vida: Enfrentar a Esclerose Múltipla” de Emanuel Ribeiro abre em Lisboa

O artista Emanuel Ribeiro apresenta três das suas mais impactantes obras – “À Deriva”, “Grito Mudo” e “Libertação” – na exposição “Arte e Vida: Enfrentar a Esclerose Múltipla”. Organizada pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), com o apoio da Merck e do El Corte Inglés (ECI), a exposição visa retratar as complexidades, desafios e triunfos da vida com esclerose múltipla.

Futuros nutricionistas enfrentam “tubarões” no Teatro Thalia

A NOVA Medical School vai trazer para a academia o conhecido modelo de captação de negócio ‘Shark Tank’, dia 28 de junho no Teatro Thalia, em Lisboa, proporcionando uma plataforma para os alunos finalistas da Licenciatura em Ciências da Nutrição se apresentarem ao mercado de trabalho.

Relatório de saúde STADA 2024: sistemas de saúde na Europa precisam de reformas urgentes

Os sistemas de saúde europeus estão em crise e necessitam de uma reforma urgente, revela o Relatório de Saúde da STADA 2024. Este inquérito representativo, que envolveu cerca de 46.000 entrevistados em 23 países europeus, destaca que os sistemas de saúde não conseguem atender adequadamente às necessidades de muitos europeus, levando-os a assumir a responsabilidade pela sua própria saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights