Sindicato diz que ministério não está interessado em resolver os problemas dos farmacêuticos

15 de Novembro 2022

O Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF) inicia esta terça-feira uma nova fase de greve dos profissionais do SNS. "Nestas três semanas de intervalo não existiu nenhum contacto por parte do Ministério da Saúde", acusa o dirigente Henrique Reguengo. Melhores condições de trabalho, perspetivas de progressão na carreira e melhores salários são as principais exigências dos farmacêuticos. 

Nos dias 15 e 16 de outubro realizou-se a primeira paralização dos farmacêuticos. Nunca na história da profissão se tinha concretizado uma paralisação global do quadro de farmacêuticos do SNS.

Apesar de ter sido registada uma adesão que rondou os 93%, o SNF diz que, passadas três semanas, “não existiu nenhum contacto por parte do Ministério da Saúde que permitisse estabelecer o diálogo para resolver os problemas” que afetam a profissão.

Henrique Reguengo sublinha que os motivos da greve, que hoje se inicia e prolonga até esta quarta-feira, “são exatamente os mesmos que justificaram a primeira” paralização.

“Obviamente que as razões continuam e aparentemente o Governo não está muito disponível para alterar esta situação. É algo que nos surpreende, pois neste momento estão a decorrer negociações com os sindicatos médicos e de enfermagem”, diz à HealthNews o dirigente sindical.

O responsável lamenta a falta de abertura para as negociações por parte do Governo. “Tivermos reuniões inclusive com a antiga Secretária de Estado, Fátima Fonseca, em que a mesma admitiu que havia problemas na área farmacêutica… Que eu saiba esses problemas foram transmitidos à nova equipa governamental, mas até agora efetivamente nada se passou.”

Reguengo disse estar surpreendido com a postura do novo ministério “depois de uma greve que teve mais de 90% de adesão”.

Os farmacêuticos exigem melhores condições de trabalho, melhores salários e a negociação da carreira. “Há carência enorme de recursos humanos. Há um estudo independente que aponta para 25% de carência de farmacêuticos no SNS. Isto faz com que os colegas que estão a exercer funções estejam continuamente em esforço e com uma carga de trabalho que pode ser indutora de erros.”

“Temos colegas com 25 ou trinta anos a trabalhar no SNS, mas que estão colocados na base da carreira. Para agravar esta situação temos ainda uma tabela remuneratória de 1999. Quando dizemos que é do século passado não estamos a falar em nenhuma figura de estilo, é a realidade do nosso país”, sublinha o presidente do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos.

Numa altura em que se discute o Orçamento de Estado para 2023, Henrique Reguengo critica o “esquecimento” dos profissionais. “Está a ser discutido o Orçamento de Estado para 2023 e a palavra farmacêutico não parece nenhuma vez no diploma. Não há nenhuma proposta de alteração ao documento que já foi apresentado e que permita entrever o começo de uma mudança para a situação dos farmacêuticos no SNS.”

O sindicato prevê que esta segunda fase conte com uma adesão igual ou superior à anterior.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Diabetes: O Peso Silencioso na Mente

Mais de metade das pessoas com diabetes em Portugal sente que a doença afeta significativamente o seu bem-estar emocional. Um estudo revela um impacto mental profundo, com dois terços dos inquiridos a reportarem ansiedade. O sentimento de isolamento e a discriminação são realidades para muitos, agravando um quotidiano já de si complexo

Depressão Precoce e Risco de Suicídio: Estudo Revela Marcadores Genéticos Distintos

Um estudo internacional publicado na Nature Genetics identificou diferenças genéticas significativas entre a depressão de início precoce e a tardia. A investigação, que analisou dados de mais de meio milhão de pessoas, conclui que a forma da doença que surge antes dos 25 anos tem uma carga hereditária mais forte e está associada a um risco consideravelmente elevado de tentativas de suicídio, abrindo caminho a abordagens de medicina personalizada

PS de Gaia acusa Ministério da Saúde de desinvestir em pediatria local

A secção do PS em Vila Nova de Gaia acusou esta sexta-feira o Governo de planear a desclassificação da pediatria e da cirurgia pediátrica na ULS local. Os socialistas consideram a intenção inaceitável, alertando que obrigará milhares de utentes a deslocações ao Porto, com custos acrescidos e perda de qualidade no atendimento, saturando outros hospitais

Novo método permite localizar microplásticos em tecido humano sem o destruir

Investigadores da Universidade Médica de Viena desenvolveram um novo método que localiza microplásticos no interior de tecidos humanos sem os destruir. A técnica OPTIR identifica quimicamente partículas e preserva a estrutura do tecido, permitindo correlacionar a sua presença com alterações patológicas. O avanço técnico, já testado em amostras de cólon humano, pode impulsionar a investigação sobre os efeitos dos plásticos na saúde

Agricultor belga transforma adversidade em sorrisos com quinta multifuncional

Dois acidentes graves forçaram Marc De Boey e a mulher a repensar a sua quinta pecuária na Bélgica. Com assessoria especializada, converteram o negócio num caso de sucesso: uma exploração multifuncional com produção própria de gelados, visitas e uma cooperativa que junta onze produtores locais, demonstrando a viabilidade de novos modelos rurais

Proteína Vegetal nas Escolas Pode Reduzir Impacto Ambiental em 50%

Um estudo liderado pela Universitat Oberta de Catalunya, em colaboração com o ISGlobal e a ASPCAT, concluiu que as sucessivas atualizações das diretrizes para ementas escolares na Catalunha diminuíram o impacto ambiental das refeições em 40% desde 2005. A substituição de proteína animal por leguminosas e cereais diversificados pode levar a uma redução de até 50%, sem comprometer o valor nutricional

Ar inviável no Baixo Vouga após ultrapassagem do limiar de ozono

A estação de medição de Estarreja registou uma concentração horária de ozono de 184 µg/m³, ultrapassando o limiar de informação à população. A CCDR Centro emitiu um alerta para os residentes de 48 concelhos, recomendando que evitem esforços físicos intensos ao ar livre e contactos com produtos irritantes, devido aos riscos para a saúde

Medicina Preventiva Reúne Especialistas Ibéricos na Guarda

A cidade da Guarda acolheu a terceira edição do Encontro Ibérico de Medicina Preventiva, nos dias 6 e 7 de novembro. O evento juntou cerca de 500 participantes e recebeu 174 trabalhos científicos, num fórum dedicado a debater a prevenção da doença e a promoção de estilos de vida mais saudáveis, com destaque para a colaboração transfronteiriça

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights