Ministro diz que não entra em batalhas sobre números de adesão à greve

18 de Novembro 2022

O ministro da Saúde afirmou esta sexta-feira que não vai “entrar numa batalha” sobre os números de adesão à greve da administração pública, destacando o acordo realizado com a “esmagadora maioria” dos sindicatos dos enfermeiros sobre a revalorização da carreira.

“Acho que esse é um esforço muito significativo em favor do Serviço Nacional de Saúde e da mais numerosa das suas carreiras profissionais e quanto ao resto não vou entrar numa batalha sobre números de adesão à greve”, frisou Manuel Pizarro, em resposta aos jornalistas à margem da cerimónia de abertura do 31.º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.

Segundo dados do coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana, a adesão à greve nacional da administração pública, que hoje decorre, foi superior aos 80% no turno da noite, com perturbações na recolha de resíduos sólidos em todo ao país e apenas serviços mínimos nos hospitais.

Sobre o efeito da greve da área da saúde, Sebastião Santana disse que o impacto mostra a luta dos trabalhadores num setor em que há milhares que “trabalham no Serviço Nacional de Saúde e ganham o salário mínimo com 30 anos de serviço”.

Insistindo que não iria “alimentar o debate dos números” de adesão à paralisação, Manuel Pizarro afirmou que o Governo está “muito consciente” de que fez um acordo “muito importante de concertação social”.

“Fizemos já um acordo com uma das centrais sindicais e com os sindicatos afetos a essa central sindical para os temas gerais da função pública e fizemos um acordo com a esmagadora maioria dos sindicatos dos enfermeiros sobre a revalorização da carreira dos enfermeiros que vai conduzir a que, ainda este ano, cerca de 20.000 enfermeiros vejam reforçada a sua posição remuneratória com o pagamento retroativo a janeiro de 2022”, disse o governante.

Para o ministro, o que “é relevante” é o Governo ter essa consciência de que está a fazer “o que é necessário para valorizar os trabalhadores da função pública em geral e os trabalhadores do setor da saúde, em particular”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights