Equipa de Lula da Silva alerta para nova subida de casos no Brasil

22 de Novembro 2022

A equipa de transição do Presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, alertou esta terça-feira que o país pode estar enfrentando uma nova vaga de Covid-19 e exigiu que o Governo do Presidente, Jair Bolsonaro, adote medidas para controlá-la.

“Queremos saber o que o Ministério da Saúde está a fazer e que planos tem para este momento em que parece claro que estamos diante do início de uma nova onda de covid”, disse o senador Humberto Costa, da equipa de transição do novo Governo.

“Não podemos tomar decisões, mas podemos identificar pontos sensíveis e medidas necessárias, bem como negociar, articular, reivindicar e exigir as atitudes necessárias”, acrescentou o senador, que foi ministro da Saúde no primeiro dos dois mandatos de Lula da Silva (2003 a 2010).

O Brasil tem sido um dos países mais atingidos pela pandemia no mundo, acumulando quase 690 mil mortes e mais de 35 milhões de infeções até agora, e nas últimas semanas registou forte retoma de casos.

Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, nos primeiros 20 dias de novembro o número de infeções ultrapassou 95 mil, número que indica um aumento de 292% face ao mês anterior.

O número de óbitos, no entanto, não aumentou no mesmo ritmo, mas se manteve na média de 45 por dia nas últimas duas semanas.

O aumento de casos foi atribuído por instituições científicas a um relaxamento da vacinação, pelo Governo de Jair Bolsonaro, líder conhecido pela postura negacionista na pandemia, que desdenhou da eficácia dos imunizantes.

O próprio Presidente, derrotado nas eleições de outubro passado por Luiz Inácio Lula da Silva, vangloria-se de não ter sido vacinado e tem sido uma das principais vozes contra a imunização.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights