Hospital de Ponta Delgada avança com obras de amplicação da consulta externa

22 de Novembro 2022

O Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, nos Açores, iniciou esta segunda-feira as obras que vão permitir avançar com a ampliação da consulta externa, uma pretensão de “longa data” daquela unidade.

De acordo com o HDES, “iniciam-se as obras de adaptação numa área do quinto piso, que irá receber diversos serviços que funcionam atualmente no terceiro piso do hospital e que serão transferidos para permitir a ampliação da consulta externa”.

O hospital refere que se trata de uma “pretensão do HDES já de longa data e que finalmente irá ver a luz do dia”, tendo em conta que “a necessidade de ampliação desta área para a consulta externa é cada vez mais premente, uma vez que a falta de espaço tem originado diversos constrangimentos nos atendimentos aos utentes, especialmente com a redobrada pressão que se vem sentindo nos últimos meses”.

Segundo o hospital, a consulta externa “tem conseguido aumentar notoriamente a sua produção assistencial e, nos resultados acumulados de janeiro a outubro, foram conseguidos valores superiores aos últimos cinco anos em todas as suas componentes (consultas médicas, não médicas e de enfermagem), que no total ultrapassaram em outubro as 192 mil consultas, um valor nunca atingido pelo HDES”.

O HDES diz ainda que a lista de consultas sem marcação “tem revelado forte tendência de crescimento, com o retomar da atividade de outras instituições depois da fase pandémica”.

Segundo o hospital, o número de consultas sem marcação “cresceu em outubro pelo quinto mês consecutivo, atingindo nesse mês mais de 11.500 consultas, o que revela bem a necessidade premente das adaptações que agora se iniciam”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nutri-Score, o sistema de classificação nutricional abolido dois meses após ser aprovado

Aprovado no início de abril, com o aplauso da Ordem dos Nutricionistas, da Deco Proteste, e de algumas multinacionais da área alimentar, o sistema de rotulagem nutricional simplificado Nutri-Score acabaria por ser afastado pelo Governo pouco mais de dois meses depois, a 11 de junho, por apresentar algumas falhas de monta. De acordo com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, o Nutri-Score “conduz a classificações confusas e sem considerar o modelo dos produtos alimentares portugueses”, colocando por exemplo, o azeite virgem e virgem extra em pior classificação face a alguns refrigerantes de produção artificial. Em entrevista exclusiva à HealthNews, o professor Michele Carruba, diretor do Centro de Estudos e Investigação sobre a Obesidade da Universidade Estadual de Milão, avalia a decisão do governo português de revogar o sistema destacando as falhas encontradas. E propõe alternativas baseadas em educação nutricional e uma abordagem holística para melhorar a nutrição pública e combater a obesidade.

Idosos em Portugal menos deprimidos que gerações mais novas

A maioria das pessoas idosas em Portugal não sofre de depressão e a prevalência de perturbações de humor e da ansiedade são geralmente mais baixas nos grupos etários mais velhos, segundo um relatório do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights