Significado do choro dos bebés e das crianças em debate

O ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida promove esta quinta-feira uma sessão sobre o significado do choro de bebés e crianças.

A palestra intitulada ‘Moved to tears?’ será conduzida pela investigadora Marian Bakermans-Kranenburg.

De acordo com a especialista em Psicologia do Desenvolvimento, “bebés e crianças choram quando estão em sofrimento e podem chorar alto – bem diferente do choro do adulto. O choro da criança é funcional, informando até sobre o seu estado de saúde e urgência das suas necessidades”.

A investigadora admite que o choro pode tornar-se “angustiante para os pais e demais cuidadores” que ficam “assoberbados e fazem de tudo para parar o choro, inclusive sacudir, dar palmadas ou sufocar a criança.”

Nesta conferência serão discutidas as respostas neurológicas, fisiológicas, hormonais e comportamentais ao choro e serão explorados alguns dos fatores que influenciam as diferenças nas respostas dos adultos ao choro.

Marian Bakermans-Kranenburg é um das investigadoras mais citadas na área da Psicologia. Tem-se dedicado ao estudo da importância das relações precoces para o desenvolvimento; ao estudo do impacto da neurobiologia na parentalidade; ao estudo das consequências no cérebro, dos maus-tratos, particularmente em crianças institucionalizadas.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share This