Significado do choro dos bebés e das crianças em debate

23 de Novembro 2022

O ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida promove esta quinta-feira uma sessão sobre o significado do choro de bebés e crianças.

A palestra intitulada ‘Moved to tears?’ será conduzida pela investigadora Marian Bakermans-Kranenburg.

De acordo com a especialista em Psicologia do Desenvolvimento, “bebés e crianças choram quando estão em sofrimento e podem chorar alto – bem diferente do choro do adulto. O choro da criança é funcional, informando até sobre o seu estado de saúde e urgência das suas necessidades”.

A investigadora admite que o choro pode tornar-se “angustiante para os pais e demais cuidadores” que ficam “assoberbados e fazem de tudo para parar o choro, inclusive sacudir, dar palmadas ou sufocar a criança.”

Nesta conferência serão discutidas as respostas neurológicas, fisiológicas, hormonais e comportamentais ao choro e serão explorados alguns dos fatores que influenciam as diferenças nas respostas dos adultos ao choro.

Marian Bakermans-Kranenburg é um das investigadoras mais citadas na área da Psicologia. Tem-se dedicado ao estudo da importância das relações precoces para o desenvolvimento; ao estudo do impacto da neurobiologia na parentalidade; ao estudo das consequências no cérebro, dos maus-tratos, particularmente em crianças institucionalizadas.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights