Infarmed autoriza uso de medicamento à base de cloreto de potássio com rótulo estrangeiro

30 de Novembro 2022

O regulador nacional do medicamento (Infarmed) autorizou a utilização de um medicamento à base de cloreto de potássio com rotulagem em língua estrangeira devido ao fim da comercialização de um fármaco do género produzido em Portugal.

A autorização, “a título excecional”, data de segunda-feira e foi esta terça-feira divulgada pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) na sua página na internet.

O medicamento é fabricado no Canadá pela farmacêutica Sandoz e tem o nome comercial de Sandoz K8, apresentando-se em embalagens de 100 comprimidos de “libertação prolongada”, cada um com 600 miligramas.

Em Portugal, as embalagens, rotuladas em inglês e em francês, serão acompanhadas de um folheto informativo em português.

O medicamento, que atua como um suplemento de potássio, custa 8,37 euros (preço de venda ao público) e é comparticipado em 37% pelo Serviço Nacional de Saúde.

Este fármaco substitui um outro, também tendo cloreto de potássio como substância ativa, que deixou de ser comercializado e tinha o nome comercial de Sandoz Retard, que se apresentava em embalagens de 40 comprimidos de “libertação prolongada”, cada um com 600 miligramas. O medicamento era fabricado em Portugal pela mesma farmacêutica.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights