Hospital de Braga encaminha doentes não urgentes para centros de saúde

12 de Dezembro 2022

O Hospital de Braga disponibiliza aos utentes não urgentes e pouco urgentes que acorram ao seu Serviço de Urgência (SU) a possibilidade de agendamento de consulta nos centros de saúde da sua área de referência, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o hospital refere que a medida, em vigor desde 02 de dezembro, visa o alívio da “forte afluência” de utentes que se sente no seu SU neste período do ano e, consequentemente, reduzir os tempos de espera.

Desta forma, um utente que se dirija à Urgência do Hospital de Braga e que, na triagem de Manchester, receba uma pulseira azul (não urgente) ou verde (pouco urgente), “vai receber a proposta de agendamento de consulta num centro de saúde da sua área de residência, no próprio dia ou no dia seguinte, mediante as vagas disponibilizadas”.

Nestes casos, não será cobrada a taxa moderadora correspondente à ida ao hospital.

Esta medida resulta da parceria com os agrupamentos de centros de saúde Cávado I – Braga e Cávado II – Gerês Cabreira, que disponibilizam vagas diárias para estas consultas, bem como, alargaram o seu horário de funcionamento para apoiar a população no período de Inverno.

O diretor do SU do Hospital de Braga, Arnaldo Pires, apela aos utentes para que, antes de se dirigirem àquele serviço, liguem para a Linha SNS 24 ou recorram aos centros de saúde.

“Em caso de doença grave, serão encaminhados para a Urgência. Desta forma, vão permitir que os recursos do hospital sejam concentrados na resolução dos casos clínicos verdadeiramente urgentes”, refere.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights