Pelo menos 13 mortos e 23 desaparecidos nas Filipinas devido às inundações

27 de Dezembro 2022

 Pelo menos 13 pessoas morreram e 23 foram dadas como desaparecidas nas inundações registadas, desde sábado, em várias regiões do sul e do leste das Filipinas, disse a agência de gestão de desastres naturais.

Na última atualização, a equipa de emergência filipina afirmou que cerca de 45.337 pessoas estão deslocadas das suas casas devido às inundações, que estão a afetar mais de 160 mil pessoas em numerosas cidades de todo o país.

A ilha de Mindanau, no sul do arquipélago, e o sudeste de Luzon, a ilha mais povoada, foram as áreas mais afetadas pelas fortes chuvas registadas desde o fim de semana, indicou o Serviço Meteorológico filipino.

As chuvas pararam e a água já começou a regredir, o que está a ajudar as equipas de emergência a localizar os desaparecidos.

A catástrofe marcou as celebrações de Natal na nação mais católica da Ásia, onde centenas de milhares de filipinos se deslocam dos centros urbanos para as províncias durante a época festiva.

As Filipinas estão entre as nações mais vulneráveis aos impactos das alterações climáticas.

Especialistas de agências internacionais apontaram que o mau estado das infraestruturas e as habitações precárias como um dos principais fatores para um elevado número de mortes nas catástrofes naturais registadas no país.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights