Hong Kong reabre fronteira com a China a partir de domingo

5 de Janeiro 2023

Hong Kong vai reabrir a fronteira com a China no domingo, permitindo que dezenas de milhares de pessoas viajem entre os dois lados diariamente, sem quarentena, anunciou esta quinta-feira o líder da região especial chinesa.

“Quando os viajantes entrarem no continente, já não vão precisar de passar pela quarentena”, disse o chefe do Governo de Hong Kong, John Lee, em conferência de imprensa.

Os postos de controlo da fronteira terrestre e marítima da cidade com a China estão em grande parte fechados há quase três anos, ao abrigo da estratégia “zero covid” da China, que restringiu a entrada no país, isolou pessoas infetadas e fechou áreas com surtos.

Esta reabertura deverá proporcionar um impulso muito necessário à economia de Hong Kong, de acordo com observadores.

Este anúncio surgiu quando a China está também a flexibilizar alguns dos controlos antivírus mais restritos do mundo. A partir de domingo, a China irá também aumentar gradualmente o número de voos entre Hong Kong e o continente e suprimir o limite imposto ao número de passageiros para voos a partir da cidade, de acordo com um comunicado do Governo chinês.

Durante a primeira fase da reabertura, quatro postos de controlo fronteiriços, fechados durante quase três anos, vão retomar as operações, elevando o número de postos de controlo em funcionamento na cidade para sete, disse Lee. Atualmente, apenas três postos estão a funcionar.

O Governo de Hong Kong vai decidir quando alargar a reabertura da fronteira depois de rever a situação com as autoridades continentais, acrescentou o responsável.

Ao abrigo de um sistema de quotas, até 60.000 pessoas podem viajar diariamente de Hong Kong para a China. O mesmo limite é também imposto ao número de viajantes que entram na cidade vindos do norte, indicou Lee.

Hong Kong é um território chinês semiautónomo que faz fronteira com a província de Guangdong, no sudeste da China.

Os residentes têm de passar pela imigração para passar entre os dois territórios, mas as restrições fronteiriças, impostas desde 2020, têm prejudicado a economia de Hong Kong, especialmente o setor do turismo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights