Explosão de engenho mata uma criança e fere seis na província angolana do Moxico

10 de Janeiro 2023

Uma criança morreu e seis outras ficaram feridas na sequência da explosão de um engenho não detonado, no município dos Bundas, província angolana do Moxico, informou hoje fonte hospitalar.

De acordo com o diretor clínico do Hospital Geral do Moxico, Zadoque Miza, as seis crianças feridas apresentam uma situação clínica estável.

“Já não correm perigo de vida, tivemos crianças com múltiplas lesões nas extremidades e tivemos uma criança que teve uma lesão na região do braço, com lesões de várias estruturas anatómicas, como nervos, tendões, artérias e essa criança foi imediatamente assistida no bloco operatório pelos colegas da cirurgia e ortopedia, que fizeram reparação das lesões”, explicou em declarações à Televisão Pública de Angola.

O incidente ocorreu no município dos Bundas, na fronteira entre Angola e a Zâmbia, que dista mais de 380 quilómetros do Luena, capital do Moxico, quando as crianças se encontravam a brincar numa cubata e onde encontraram o engenho, que começaram a martelar, tendo provocado a sua explosão.

Em finais de dezembro passado, em outro acidente com explosivos, na província angolana do Huambo, uma criança morreu e quatro ficaram feridas.

Os acidentes com minas em Angola ainda são recorrentes, devido a mais de três décadas de guerra, com vários intervenientes, sendo vários os operadores de organizações não-governamentais e do Estado angolano, que, no terreno, desenvolvem ações de desminagem.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights