Beber 2 ou mais chávenas de café diariamente pode duplicar o risco de morte cardíaca em pessoas com hipertensão arterial grave

15 de Janeiro 2023

Beber duas ou mais chávenas de café por dia pode duplicar o risco de morte por doença cardiovascular entre pessoas com tensão arterial elevada grave (160/100 mm Hg ou superior) mas não entre pessoas com tensão arterial elevada não considerada grave, de acordo com uma pesquisa publicada no Jornal da Associação Americana do Coração, uma revista de acesso aberto e revista por pares da Associação Americana do Coração.

Em contraste, o estudo descobriu que uma chávena de café e o consumo diário de chá verde não aumentava o risco de morte relacionado com doenças cardiovasculares em qualquer medição da tensão arterial, embora ambas as bebidas contenham cafeína. Segundo a FDA, uma chávena de 8 onças de chá verde ou preto tem 30-50 miligramas de cafeína, e uma chávena de café de 8 onças tem cerca de 80 a 100 miligramas.

Pesquisas anteriores descobriram que beber uma chávena de café por dia pode ajudar os sobreviventes de ataques cardíacos, diminuindo o risco de morte após um ataque cardíaco e pode prevenir ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais em indivíduos saudáveis. Além disso, estudos separados sugeriram que beber café regularmente pode reduzir o risco de desenvolver doenças crónicas, tais como diabetes tipo 2 e alguns cancros; pode ajudar a controlar o apetite; pode ajudar a diminuir o risco de depressão ou aumentar o estado de alerta, embora não seja claro se este efeito provém da cafeína ou de qualquer outro componente do café. Pelo contrário, demasiado café pode aumentar a pressão arterial e levar a ansiedade, palpitações cardíacas e dificuldade em dormir.

“O nosso estudo visava determinar se o conhecido efeito protetor do café também se aplica a indivíduos com diferentes graus de hipertensão; e também examinou os efeitos do chá verde na mesma população”, explicou o autor sénior do estudo Hiroyasu Iso, M.D., Ph.D., M.P.H., diretor do Instituto de Investigação de Políticas de Saúde Globais, do Gabinete de Cooperação Internacional de Saúde, parte do Centro Nacional de Saúde e Medicina Global em Tóquio, Japão, e professor emérito na Universidade de Osaka. “Tanto quanto sabemos, este é o primeiro estudo a encontrar uma associação entre beber 2 ou mais chávenas de café diariamente e a mortalidade por doenças cardiovasculares entre pessoas com hipertensão grave”.

A hipertensão arterial, também conhecida como hipertensão, ocorre quando a força do sangue empurrando contra as paredes dos vasos sanguíneos é consistentemente demasiado elevada, fazendo com que o coração trabalhe mais para bombear sangue. É medida em milímetros de mercúrio (mm Hg). As directrizes actuais da Associação Americana do Coração e do Colégio Americano de Cardiologia classificam a hipertensão arterial como uma leitura de pressão arterial 130/80mm Hgor mais elevada.

Os critérios de pressão arterial utilizados neste estudo são ligeiramente diferentes das diretrizes da ACC/AHA. Os investigadores classificaram a tensão arterial em cinco categorias: ótima e normal (inferior a 130/85 mm Hg); normal elevado (130-139/85-89 mm Hg); hipertensão de grau 1 (140-159/90-99 mm Hg); grau 2 (160-179/100-109 mm Hg); e grau 3 (superior a 180/110 mm Hg). As medidas de tensão arterial nos graus 2 e 3 foram consideradas hipertensão arterial grave neste estudo.

Os participantes no estudo incluíam mais de 6.570 homens e mais de 12.000 mulheres, com idades compreendidas entre os 40 e 79 anos no início da investigação. Foram selecionados do Japan Collaborative Cohort Study for Evaluation of Cancer Risk – um grande estudo prospetivo estabelecido entre 1988 e 1990 de adultos que viviam em 45 comunidades japonesas. Os participantes forneceram dados através de exames de saúde e questionários auto-administrados de avaliação do estilo de vida, dieta e história médica.

Durante quase 19 anos de seguimento (até 2009), foram documentadas 842 mortes relacionadas com a doença cardiovascular. 

A análise dos dados encontrados para todos os participantes:

  1. Beber duas ou mais chávenas de café por dia estava associado ao dobro do risco de morte por doença cardiovascular em pessoas cuja tensão arterial era de 160/100 mm Hg ou superior, em comparação com as que não bebiam café.
  2. Beber uma chávena de café por dia não estava associado ao aumento do risco de morte por doenças cardiovasculares em qualquer categoria de tensão arterial.
  3. O consumo de chá verde não estava associado a um risco acrescido de mortalidade por doenças cardiovasculares em qualquer categoria de tensão arterial.

“Estas descobertas podem apoiar a afirmação de que as pessoas com tensão arterial elevada severa devem evitar beber café em excesso”, disse Iso. “Porque as pessoas com hipertensão arterial grave são mais suscetíveis aos efeitos da cafeína, os efeitos nocivos da cafeína podem compensar os seus efeitos protetores e podem aumentar o risco de morte”.

O estudo concluiu que as pessoas com maior frequência de consumo de café eram mais jovens, fumadores atuais, consumidores atuais, comem menos vegetais, e têm níveis de colesterol total mais elevados e tensão arterial sistólica mais baixa (número máximo), independentemente da categoria da tensão arterial.

Os benefícios do chá verde podem ser explicados pela presença de polifenóis, que são micronutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias saudáveis encontrados nas plantas. Os investigadores observaram que os polifenóis podem ser parte da razão pela qual apenas o consumo de café foi associado a um risco acrescido de morte em pessoas com tensão arterial elevada, apesar de tanto o chá verde como o café conterem cafeína.

A investigação tem várias limitações: o consumo de café e chá foi auto-referido; a pressão arterial foi medida num único ponto, o que não levou a alterações ao longo do tempo; e a natureza observacional do estudo não conseguiu estabelecer uma relação direta de causa e efeito entre o consumo de café e o risco de doenças cardiovasculares entre pessoas com tensão arterial elevada severa.

São necessários mais estudos para aprender mais sobre os efeitos do consumo de café e chá verde em pessoas com tensão arterial elevada e para confirmar os feitos do consumo de café e chá verde noutros países, disseram os investigadores.

Aceda a mais conteúdos exclusivos da nossa revista Aqui.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This