Médicos de família criticam baixas emitidas pela linha SNS 24

29 de Janeiro 2023

Grupo parlamentar do PS vai apresentar uma proposta que transpõe para o Código do Trabalho uma prática testada durante a pandemia de forma a evitar que os trabalhadores tenham de recorrer ao centro de saúde ou ao hospital para justificar faltas por doença até três dias e vai propor uma alteração à lei para que seja a linha SNS 24 a emitir essa justificação.

Em declarações à RTP,  Nuno Jacinto, Presidente da APMGF, considera que é urgente acabar com esta burocracia para os médicos de família, mas contesta a forma e garante que só se está a passar o trabalho para pessoas que não são médicas.

Na próxima quarta-feira, o grupo parlamentar socialista vai apresentar uma alteração ao artigo 254.º do Código do Trabalho, passando a prever que a prova da situação de doença do trabalhador é feita por declaração de estabelecimento hospitalar, centro de saúde, atestado médico ou  pelo “serviço digital do SNS”.

Publico/RTP/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights