Mais de 4,8 milhões de receitas chegaram aos utentes por via eletrónica

20 de Fevereiro 2023

Mais de 4,8 milhões de receitas sem papel chegaram aos utentes nos últimos quatro anos através de prescrição eletrónica enviada pelos médicos por telemóvel ou 'e-mail', anunciaram hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

O sistema de prescrição eletrónica médica móvel (PEM-Móvel) foi lançado em 20 de fevereiro de 2019 e, desde então, foram prescritas mais de 11 milhões de embalagens de medicamentos, com as receitas a serem enviadas diretamente pelo médico para o utente através de mensagem SMS ou correio eletrónico.

Segundo os SPMS, a aplicação PEM-Móvel conta com 36.320 médicos registados e permite atualmente a prescrição de uma média diária de 3.300 receitas.

“Facilitar e agilizar o ato de prescrever é uma das vantagens desta aplicação que permite aos médicos prescrever através do telemóvel, cumprindo todos os requisitos de segurança, e é particularmente útil nas consultas em contexto de domicílio, ou quando o médico se encontra longe do doente”, salientaram os SPMS, em comunicado.

Os SPMS adiantam que, para conseguir aceder à aplicação, o médico deve ativar a sua chave móvel digital e assinatura digital num balcão do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), ou através do sítio da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), e pedir o registo na aplicação.

Depois de descarregar a aplicação deve ativar a prescrição eletrónica médica, com o objetivo de associar o dispositivo móvel ao médico prescritor, para efeitos de identificação digital (eID).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights