Centro Hospitalar do Algarve recebe donativo de 1,5 ME de fundação alemã

23 de Fevereiro 2023

 O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) recebeu uma doação de 1,5 milhões de euros, que vai aplicar em projetos considerados “estruturantes” nas áreas da Pediatria, da procriação medicamente assistida e da Oftalmologia, anunciou a unidade de saúde.

Entre os projetos que serão apoiados com a doação da Fundação Dieter Morszeck estão “o Centro de Desenvolvimento Pediátrico e Reabilitação Intensiva, a nova estrutura para a criação de raiz da Procriação Medicamente Assistida (PMA), e múltiplas melhorias na Oftalmologia”, precisou o CHUA num comunicado.

A contribuição da fundação foi formalizada na quarta-feira, com a assinatura de um protocolo, no hospital de Faro, numa cerimónia que contou com a totalidade do conselho de administração do centro hospitalar de referência do distrito de Faro, com Dieter Morszeck e com o cônsul honorário da República Federal da Alemanha, Alexander Rathenau.

A presidente do conselho de administração do CHUA, Ana Varges Gomes, afirmou que a verba agora doada pela fundação “vai beneficiar, sobretudo, projetos ligados à área da Pediatria, desde o Centro de Desenvolvimento Pediátrico até à procriação medicamente assistida”.

Desta forma, o centro hospitalar consegue melhorias nas “áreas de fisioterapia para crianças com algum tipo de patologia” e em “equipamentos que permitem fazer diagnósticos que, até este momento, não eram possíveis” na região, salientou a presidente do conselho de administração, citada no comunicado do CHUA.

Ana Varges Gomes considerou ainda que estas melhorias vão permitir às crianças “fazer todo o seu percurso terapêutico no Algarve, sem terem de deixar a região”.

O presidente da fundação, Dieter Morszeck, destacou o contributo que a doação dá ao centro hospitalar para “poder ajudar as crianças”, que disse serem o “futuro”, e manifestou o seu “orgulho” por poder ajudar a unidade de saúde com um investimento que é o seu “segundo projeto na área da saúde em Portugal”.

Igualmente citado no comunicado, o cônsul honorário da Alemanha salientou a importância de mais uma parceria entre Portugal e a Alemanha e agradeceu o contributo da fundação para os projetos que o CHUA está a desenvolver.

O donativo hoje concedido ao CHUA tem um “prazo de execução até fevereiro de 2024”, observou o vogal da administração Paulo Neves, salientando que, “por cada euro agora doado, o CHUA deverá realizar o mesmo valor de investimento, duplicando” a verba para três milhões de euros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights