Macau deixa de exigir uso de máscara em espaços ao ar livre

27 de Fevereiro 2023

Macau deixou, a partir de hoje, de exigir o uso de máscara em espaços ao ar livre, levantando uma das últimas restrições impostas desde o início da pandemia de Covid-19.

Num comunicado divulgado no domingo, o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus indicou que, “em circunstâncias normais”, não será obrigatório usar máscara no exterior.

No entanto, continua a ser obrigatório utilizar máscara para entrar em instituições médicas, lares de idosos e de reabilitação ou transportes públicos, com a exceção de táxis, sublinhou o centro.

Quanto a outros espaços fechados, “as entidades competentes vão avaliar e decidir se é necessário ou não o uso de máscara”, tendo em conta a situação pandémica, a ventilação, o número e densidade de pessoas e natureza e duração das atividades, referiu o comunicado.

Já hoje, o Comissariado contra a Corrupção, o Instituto de Ação Social e os tribunais de Macau confirmaram que continua a ser obrigatório utilizar máscara para entrar nas instalações destas entidades públicas.

O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus defendeu que deve ser exigido o uso de máscara em “atividades de grande aglomeração de pessoas” ou face à “ocorrência de casos de infeção coletiva em creches e instituições de ensino não superior”.

O comunicado sublinhou ainda que a exigência do uso de máscara em espaços fechados em Macau poderá ser ajustada mais tarde, “de acordo com a situação real”.

A cidade abandonou em meados de dezembro, após três anos, a política de ‘zero covid’, com a imposição de quarentenas, confinamentos e testagem massiva e a situação “tem-se mantido estável” desde o início do ano, sublinhou o centro.

A região administrativa especial chinesa registou oficialmente 3.514 casos de covid-19 e 121 mortes desde o início da pandemia, sendo que a última morte ligada ao SARS-CoV-2 aconteceu a 02 de fevereiro.

O centro sublinhou que a decisão foi tomada “tomando como referência as experiências de prevenção e controlo em todo o mundo”.

Taiwan levantou na semana passada a maioria das restrições devido à Covid-19, incluindo a obrigatoriedade do uso de máscara, enquanto no Japão o Governo deverá fazer o mesmo quando as atuais regras expirarem, em 13 de março.

A região de Hong Kong passa a ser assim a única jurisdição chinesa onde continua a ser obrigatório usar máscara em todos os espaços ao ar livre, medida prolongada por mais 14 dias em 23 de fevereiro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights