Gilead junta-se à World Hepatitis Summit 2024

8 de Abril 2024

A Gilead Sciences anunciou hoje uma distribuição global de quatro milhões de dólares através da sua Bolsa ALL4LIVER para apoiar projetos inovadores de iniciativa comunitária relacionados com a hepatite B (VHB), a hepatite C (VHC) e a hepatite D (VHD). A experiência e a aprendizagem das organizações de base comunitária na Austrália, Nigéria, Portugal e Indonésia, apoiadas pela Bolsa ALL4LIVER da Gilead, serão apresentadas no World Hepatitis Summit (“Summit”). Este Summit é organizado pela World Hepatitis Alliance e irá realizar-se em Lisboa, de 9 a 11 de abril de 2024.  

Durante o Summit, a Gilead organizará um simpósio intitulado “Parcerias para a equidade na saúde a nível global: Casos de estudos de todo o mundo”.De acordo com o comunicado enviado pela Gilead, este simpósio tem como objetivo “realçar a importância das parcerias colaborativas para garantir que as pessoas que vivem com hepatite recebem os cuidados e serviços que merecem e destacar a importância de capacitar os doentes e a comunidade na luta global contra as hepatites víricas.”

Inicialmente lançado em 2021 para o combate à hepatite B crónica na região da Ásia-Pacífico, a bolsa bianual ALL4LIVER expande-se agora para uma iniciativa global (fora dos Estados Unidos) com vista a acelerar as ações de eliminação das hepatites víricas. A World Hepatitis Alliance, juntando-se a outros especialistas mundiais num comité de avaliação independente, alarga a sua parceria de longa data com a Gilead para promover a ambição da bolsa apoiar os esforços conduzidos pela comunidade e incentivar as atividades de eliminação das hepatites víricas.

Rachel Halford, Presidente da World Hepatitis Alliance, sublinhou na nota: “Ao aproveitar o poder das pessoas e das comunidades afetadas pelas hepatites víricas, podemos acelerar as ações com vista à sua eliminação. A iniciativa ALL4LIVER da Gilead é um exemplo da importância dos esforços de colaboração na nossa batalha contra as hepatites víricas. As parcerias público-privadas são essenciais para alcançar o nosso objetivo comum de um mundo livre de hepatites.”

A bolsa ALL4LIVER 2023 da Gilead tem como objetivo capacitar as comunidades e fomentar parcerias para combater o estigma e a discriminação, ao mesmo tempo que promove a sensibilização para a realização de rastreios e sublinha a urgência dos objetivos de eliminação das hepatites víricas na agenda da saúde pública.

Em Portugal, foi concedida uma bolsa ao GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento – para melhorar o conhecimento e aumentar a deteção precoce de grupos vulneráveis em risco de hepatite C e hepatite B através de programas de rastreio na comunidade. Do mesmo modo, na Nigéria, o Centro de Iniciativa e Desenvolvimento de Taraba recebeu recursos para lançar iniciativas que melhorem a sensibilização para a doença, o rastreio e o acesso a serviços de saúde comunitários para pessoas em risco de contrair hepatite B e hepatite C.

“O estigma e a discriminação associados às hepatites virais são muitas vezes causados por desconhecimento sobre as formas de transmissão e os cuidados mínimos para evitá-la. O trabalho nas hepatites virais exige, por conseguinte, uma abordagem que envolva toda a sociedade, desde a sensibilização para a doença e a prevenção, o diagnóstico precoce e o acesso aos serviços de saúde, o tratamento, até à luta contra o estigma e a discriminação, para que com estas intervenções se possam atingir os objetivos da OMS para 2030 de eliminação enquanto problemas graves de saúde pública das hepatites virais”, referiu Luís Mendão, do GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento. “As iniciativas orientadas para os grupos mais vulneráveis permitem-nos enfrentar estes desafios e produzir resultados significativos. O nosso objetivo não é apenas oferecer soluções imediatas, mas assegurar um apoio sustentado para as pessoas que vivem com hepatites virais.”

“Estamos orgulhosos de estabelecer uma parceria com a World Hepatitis Alliance em eventos globais como o Summit, destacando projetos de iniciativa comunitária e o nosso compromisso contínuo de parceria com a comunidade na criação de futuros mais saudáveis para todas as pessoas que vivem com doença hepática. Na busca global de priorizar os cuidados centrados no doente, a Gilead Sciences tem a honra de liderar esforços para enfrentar os obstáculos fundamentais que impedem as iniciativas de eliminação. O aumento das bolsas e o apoio financeiro reforçado sublinham a nossa dedicação inabalável ao desenvolvimento de soluções inovadoras, à capacitação das comunidades e ao apoio ativo ao objetivo ambicioso de erradicar as hepatites víricas até 2030,” destacou Alex Kalomparis, Senior Vice Presidente de Public Affairs, Gilead Sciences.

PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos aderem à greve geral em defesa do SNS e contra pacote laboral

Os médicos representados pela Fnam vão parar a 11 de dezembro, juntando-se à greve geral convocada contra as medidas do Governo. A decisão, tomada por unanimidade no congresso da federação, enquadra-se numa luta mais ampla por melhores salários e condições, bem como na defesa intransigente de um SNS público. A presidente da organização criticou veementemente a visão da ministra da Saúde

Diabetes: O Peso Silencioso na Mente

Mais de metade das pessoas com diabetes em Portugal sente que a doença afeta significativamente o seu bem-estar emocional. Um estudo revela um impacto mental profundo, com dois terços dos inquiridos a reportarem ansiedade. O sentimento de isolamento e a discriminação são realidades para muitos, agravando um quotidiano já de si complexo

Depressão Precoce e Risco de Suicídio: Estudo Revela Marcadores Genéticos Distintos

Um estudo internacional publicado na Nature Genetics identificou diferenças genéticas significativas entre a depressão de início precoce e a tardia. A investigação, que analisou dados de mais de meio milhão de pessoas, conclui que a forma da doença que surge antes dos 25 anos tem uma carga hereditária mais forte e está associada a um risco consideravelmente elevado de tentativas de suicídio, abrindo caminho a abordagens de medicina personalizada

PS de Gaia acusa Ministério da Saúde de desinvestir em pediatria local

A secção do PS em Vila Nova de Gaia acusou esta sexta-feira o Governo de planear a desclassificação da pediatria e da cirurgia pediátrica na ULS local. Os socialistas consideram a intenção inaceitável, alertando que obrigará milhares de utentes a deslocações ao Porto, com custos acrescidos e perda de qualidade no atendimento, saturando outros hospitais

Novo método permite localizar microplásticos em tecido humano sem o destruir

Investigadores da Universidade Médica de Viena desenvolveram um novo método que localiza microplásticos no interior de tecidos humanos sem os destruir. A técnica OPTIR identifica quimicamente partículas e preserva a estrutura do tecido, permitindo correlacionar a sua presença com alterações patológicas. O avanço técnico, já testado em amostras de cólon humano, pode impulsionar a investigação sobre os efeitos dos plásticos na saúde

Agricultor belga transforma adversidade em sorrisos com quinta multifuncional

Dois acidentes graves forçaram Marc De Boey e a mulher a repensar a sua quinta pecuária na Bélgica. Com assessoria especializada, converteram o negócio num caso de sucesso: uma exploração multifuncional com produção própria de gelados, visitas e uma cooperativa que junta onze produtores locais, demonstrando a viabilidade de novos modelos rurais

Proteína Vegetal nas Escolas Pode Reduzir Impacto Ambiental em 50%

Um estudo liderado pela Universitat Oberta de Catalunya, em colaboração com o ISGlobal e a ASPCAT, concluiu que as sucessivas atualizações das diretrizes para ementas escolares na Catalunha diminuíram o impacto ambiental das refeições em 40% desde 2005. A substituição de proteína animal por leguminosas e cereais diversificados pode levar a uma redução de até 50%, sem comprometer o valor nutricional

Ar inviável no Baixo Vouga após ultrapassagem do limiar de ozono

A estação de medição de Estarreja registou uma concentração horária de ozono de 184 µg/m³, ultrapassando o limiar de informação à população. A CCDR Centro emitiu um alerta para os residentes de 48 concelhos, recomendando que evitem esforços físicos intensos ao ar livre e contactos com produtos irritantes, devido aos riscos para a saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights