Alunos de Medicina na Católica vão estagiar no Amadora-Sintra a partir de 2024

12 de Março 2023

Os alunos do curso de Medicina da Universidade Católica Portuguesa vão poder realizar estágios clínicos no hospital Amadora-Sintra a partir de setembro de 2024 no âmbito de um protocolo estabelecido entre as duas instituições.

Em comunicado, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, refere que o protocolo prevê a “realização de ensino prático, tutorial e estágios clínicos curriculares aos estudantes do curso de Medicina”.

A partir de setembro de 2024, os alunos do 4.º ano deverão iniciar rotações clínicas, oito de cada vez, e a partir de setembro de 2025 para os estudantes do 5.º ano, 10 de cada vez.

“Este protocolo assume uma grande importância”, sublinhou a presidente do Conselho de Administração, citada em comunicado.

Para Joana Chêdas, o acordo permitirá “dar um forte contributo para a formação de futuros médicos”, mas representa também um passo para que o Amadora-Sintra possa vir a constituir-se como um centro hospitalar universitário, agregado com o futuro Hospital de Proximidade de Sintra.

Da parte da Universidade Católica, a reitora, Isabel Capeloa Gil, considerou que “é fundamental para um programa académico de uma faculdade de Medicina um eixo clínico de grande qualidade” e que o protocolo assinado com o Hospital Fernando Fonseca oferece essa garantia.

O curso de Medicina na Católica foi inaugurado em 2021 com uma parceira com o Grupo Luz Saúde para assegurar o ensino clínico.

O Hospital Amadora-Sintra já colabora com outras faculdades de Medicina, das universidades de Lisboa, Nova de Lisboa e Porto, tendo realizado, entre 2021 e 2022, 1.033 estágios médicos.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights