Rotura de medicamentos: Europa dependente da Ásia e com legislação “demasiado restritiva”

22 de Março 2023

Maria do Carmo Neves disse hoje, em audição da APOGEN pela Comissão Parlamentar de Saúde, que a falta de matéria-prima, numa Europa “totalmente dependente” da Ásia, causa rotura de medicamentos. Perdemos o know-how e resta-nos esperar que a Índia e a China estabilizem.

“Temos um problema a montante”, frisou a presidente da APOGEN (Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares), esta quarta-feira de manhã, ouvida na Comissão Parlamentar de Saúde, por requerimento do PSD, sobre a falta de medicamentos.

“Embora o modelo económico tenha sido muito aplaudido (da globalização), conseguiu-se que a Europa ficasse sem qualquer fábrica de síntese química. Quando nós estamos aqui a falar de roturas, neste momento, não é de fábricas de produto acabado, porque essas existem na Europa, existem em Portugal, e temos capacidade para abastecer o mercado todo. Isto passa-se a montante, na origem”, explicou a médica. Nos últimos anos, com a pandemia e a guerra na Ucrânia, e com a política de “zero casos” da China, “fechou tudo; e se fechou, vai demorar tempo, agora, a normalizar”.

Na Europa, “perdemos o know-how todo. E uma fábrica de síntese demora 20 anos a ter gente capaz de fazer síntese”. “Esperemos que a Índia e que a China atinjam um equilíbrio em termos de trabalho”, acrescentou. Em Portugal, nas matérias-primas, “somos os últimos a ser fornecidos, e a preços exorbitantes”.

As roturas “são transversais e têm um denominador comum”: “preços à volta de cinco euros”.  “Tudo o que é produto com baixo preço”, genérico ou não, “não há interesse comercial para o fazer”. Para agravar o cenário, além da falta de interesse comercial, há o problema do lead time de fabrico.

O aumento de 5% dos preços dos medicamentos mais baratos “foi um sinal que o senhor ministro deu”, “pela sensibilidade que teve em relação à falta de medicamentos”, mas “não evita as roturas, porque é muito curto”.

Por outro lado, a legislação do medicamento na Europa é “demasiado restritiva para fazer face a momentos difíceis” como este.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights