Aprovada revogação das leis de resposta à Covid-19 na generalidade

24 de Março 2023

A proposta do Governo que revoga 51 das 57 leis criadas para responder à Covid-19 foi esta sexta-feira aprovada na Assembleia da República na generalidade, baixando agora à respetiva comissão parlamentar para ser discutida.

O parlamento aprovou também hoje na generalidade os projetos de lei do PSD sobre medidas excecionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e pela doença Covid-19 e da Iniciativa Liberal que consagra a transmissão e divulgação das sessões e reuniões públicas das autarquias locais, baixando também estas iniciativas às respetivas comissões.

Os projetos do Livre sobre a manutenção da emissão de atestado médico de incapacidade multiúso para doentes oncológicos e pessoas com deficiência até que se recuperem os atrasos na realização de juntas médicas e a realização de reuniões de órgãos das autarquias locais e das entidades intermunicipais através de meios de comunicação à distância foram também aprovadas para serem discutidos na especialidade.

A proposta de lei do Governo que determina a cessação de vigência de leis publicadas no âmbito da Covid-19, uma vez que já não são necessárias perante a realidade atual da pandemia, mereceram os votos a favor do PS, PSD, Chega e Iniciativa Liberal e a abstenção o PCP, BE, PAN e Livre.

Durante o debate parlamentar desta proposta na quinta-feira, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, e o PS admitiram que há medidas que podem ser aproveitadas para o futuro, como a possibilidade das autarquias se reunirem à distância e transmitirem as reuniões ou a emissão de atestados médicos para doentes oncológicos e pessoas com deficiência.

André Moz Caldas explicou que se pretende com a proposta de lei “revogar um número substancial de diversas leis aprovadas pela Assembleia da República no contexto da pandemia”, nomeadamente medidas de controlo sanitário e de apoio económico e social às famílias e empresas.

O Governo mantém o uso obrigatório de máscaras nos serviços de saúde e nos lares de terceira idade.

Esta proposta vai ser agora discutida na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Ainda no âmbito das medidas provadas em 2020 e 2021 durante a Covid-19, os deputados chumbaram hoje os projetos do Chega que revoga o regime processual excecional e transitório justificado pela pandemia e do Livre sobre a criação de um mecanismo extraordinário de regularização de dívidas por não pagamento de propinas, taxas e emolumentos nas instituições de ensino superior públicas devido à crise económica e social causada pela inflação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights