Projeto de cães de assistência faz alunos de Gaia melhorar desempenho escolar

30 de Abril 2023

Um projeto de cães de assistência em curso desde dezembro de 2022 ajudou seis alunos com dificuldades da Escola Secundária Inês de Castro, em Vila Nova de Gaia, a melhorar as notas, assiduidade e comportamento.

A Lusa acompanhou uma hora na vida de cinco dos seis alunos que, voluntariamente, ao início da tarde de sexta-feira, prescindem da brincadeira para aprender com os cães da associação Ânimas e participam no projeto “Confia”, desta vez interagindo com o Zazu, um golden retriever de dois anos.

Na conversa, a diretora Manuela Carvalho apressa-se a mencionar tratar-se de “um projeto pioneiro na escola pública portuguesa”, explicando depois envolver “alunos do 3.º Ciclo e do secundário, sendo as idades entre os 13 e 16 anos”. Todos rapazes.

“Aqui, o lado emocional é muito mais estimulado e eles são outros. Há uma oposição completa entre o estar no dia-a-dia e quando estão a interagir com o Zazu, a Ervilha ou o Feijão”, acrescentou.

O psicólogo Júlio França completou: “trata-se de alunos que já tinham sido objeto de vários tipos de intervenções e os resultados não foram os pretendidos ao nível da motivação, assiduidade e relações entre eles. Este projeto surge como uma possibilidade de chegar a estes meninos através de um animal e isso promove muito a motivação e a adesão às tarefas, ao trabalho das competências socioemocionais e do conjunto de regras”.

Testemunhando que a adesão deles ao projeto “foi imediata e em termos de assiduidade muito boa”, revelou viverem atualmente outro problema, o de “haver mais alunos a querer participar”, uma vontade impraticável porque as interações com os cães “só funcionam num grupo reduzido”, disse.

Catarina Cascais é, semanalmente, quem surge às 14:00 com o cão e explicou à Lusa que o projeto pretende “trabalhar competências sociais e escolares (…) através da alteração do padrão do comportamento”.

“São alunos que entre eles não têm nenhuma ligação sem ser a que se começou a construir aqui no projeto. Aquilo que pretendemos trabalhar é uma série de benefícios ao nível da ansiedade social”, acrescentou, antes de assinalar que o facto de os cães não “julgarem” cria “um ambiente livre de julgamentos onde eles [os alunos] são capazes de trabalhar o respeito mútuo, o respeito próprio e, através da interação com o cão, trabalhar a autoestima, a metodologia, a paciência e a resistência à frustração”.

A tutora do animal sublinhou ainda que tratando-se de jovens com problemas comportamentais “a interação com o cão permite que eles baixem as suas defesas”.

“Todos eles apresentam alguns problemas comportamentais e, habitualmente, têm padrões de comportamento desajustados (…) do género faltar às aulas, disciplinares, agressões, muita falta de motivação e nós pretendemos contrariar um bocadinho isso trazendo para a escola uma atividade que seja mais lúdica, no ponto de vista deles, e depois ensinar-lhes padrões de comportamento adaptativos”, prosseguiu a voluntária da Ânimas.

Cinco meses decorridos, disse, em termos de resultados, o que tem sido reportado “é que a motivação para a escola já está a aumentar, há melhoria nas notas e uma diminuição da agressividade entre eles”, revelou Catarina Cascais.

Mais disponível para interagir com o cão do que com vontade para falar à Lusa, Filipe, de 14 anos, aluno do 8.º ano, revelou ter aprendido “a ter paciência, a ter calma, a saber esperar e a ter amor ao próximo”, enquanto ao lado, Martim, de 13 anos, aluno do 7.º ano, disse que “aprendeu a ficar calmo, a não se chatear e a não gritar nas aulas”, confessando, contudo, que isso “só acontece nos dias em que está com o Zazu”.

“Dava-me jeito ter mais vezes o Zazu na escola”, confessou antes de todos se deitarem todos no solo num abraço ao cão que fez deles um grupo com muita vontade de mudar.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

Investigação nacional destaca potencial das microalgas

Cientistas portugueses descobriram que a microalga Dunaliella salina, cultivada em Portugal, possui compostos capazes de bloquear enzimas relacionadas à inflamação e digestão de açúcares. Com forte ação antioxidante, esta alga surge como alternativa natural para combater diabetes e inflamações.

ULS Entre Douro e Vouga Realiza Primeiro Ensaio Clínico Inovador para Esclerose Múltipla

A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV) deu início à sua atividade em ensaios clínicos precoces com a realização do primeiro estudo de Fase I para um tratamento inovador da Esclerose Múltipla. Este marco coloca a unidade entre os poucos hospitais em Portugal com capacidade para conduzir investigações clínicas desta natureza.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights