Anunciados vencedores da bolsa “Capital Humano em Saúde”

15 de Maio 2023

Decorreu no passado dia 5 de maio a seleção dos três projetos vencedores da 3.ª Edição da Bolsa "Capital Humano em Saúde", uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).

A iniciativa conta pelo terceiro ano consecutivo com a consultoria técnica da nobox e o apoio da Gilead Sciences e consiste num programa de formação e consultoria – Programa de Apoio – em competências comportamentais e gestão de mudança. Tem como objetivo reconhecer e potenciar o capital humano do Serviço Nacional de Saúde, dotando os seus profissionais das competências necessárias para liderarem e implementaram projetos que promovam uma mudança positiva nas suas realidades, em particular no domínio da liderança da dimensão humana.

O Programa de Apoio decorre ao longo de 2023, distribuído por várias etapas: depois de uma fase inicial que contou com 19 candidaturas, foram selecionadas 12 instituições de saúde que participaram no bootcamp preparatório, nos dias 2 e 3 de março. No dia 24 de março, decorreu uma sessão pitch, na qual foram escolhidos os seis projetos finalistas e o programa evoluiu para a fase 2. Após uma primeira sessão imersiva, cada uma das seis instituições finalistas apresentou o projeto final ao júri, numa sessão virtual que decorreu no passado dia 5 de maio, onde foram selecionados os três projetos vencedores, que passam assim a usufruir de um programa de apoio especializado.

O vencedor “Cultura para a Inovação”, do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, é um projeto pensado para trazer a inovação para dentro dos serviços clínicos, através da criação de um programa de inovação aberta, que capacitará e apoiará os profissionais de saúde na identificação de oportunidades de inovação no seu dia a dia e, posteriormente, na procura e construção de soluções que melhorem a prestação de cuidados.

O vencedor “Agir para Cuidar”, do Centro Hospitalar do Médio Ave, é um projeto desenhado para atrair, reter e motivar os assistentes operacionais, através de uma reorganização, valorização e autonomização da equipa e das suas funções, tentando contrariar um contexto de baixos salários, cargas horárias exigentes, pouca sensação de reconhecimento e valorização e cada vez mais e maiores responsabilidades nos cuidados.

O vencedor “Support Debriefing como cultura para redução do stress”, do Hospital Distrital de Santarém, é um projeto idealizado para contribuir para a redução do stress e minimização do impacto negativo na equipa multiprofissional na sala de emergência, através da implementação de um momento de debriefing de suporte (quer procedimental, quer emocional), imediatamente após momentos críticos, tais como situações de paragem cárdio-respiratória (PCR).

Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis aqui.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights