Organização Mundial da Saúde quer melhorar saúde dos indígenas

30 de Maio 2023

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou uma resolução que exige a elaboração de um plano de ação para a saúde dos povos indígenas, cuja expectativa de vida é geralmente inferior à média global.

Este plano, aprovado no penúltimo dia da assembleia anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), que decorre em Genebra, deve ser apresentado na assembleia anual de 2026, noticiou a agência Efe.

Entre a estratégia deverão ocorrer consultas com os próprios povos indígenas, incluindo a possibilidade de que a OMS possa apoiar os países que solicitem a assistência da organização para melhorar a saúde de um determinado grupo.

A resolução também exorta os estados membros da OMS a recolher informações sobre a situação de saúde dos povos indígenas, com o seu consentimento prévio, e desenvolver sistemas e estratégias nacionais destinadas a melhorar a saúde destas pessoas.

Também os encoraja a recrutar indígenas para as suas redes de saúde “tendo em consideração as suas práticas e conhecimentos tradicionais”.

A OMS recordou que a prevalência de problemas de saúde, incluindo diabetes, desnutrição e mortalidade materna e infantil, é maior nos povos indígenas do que no resto da população.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights