Linde Saúde disponibiliza sessões sobre os desafios da abordagem do doente respiratório

4 de Junho 2023

A Academia Linde Saúde disponibilizou esta semana um conjunto de sessões online no seu website sobre os desafios da abordagem do doente respiratório. A iniciativa destina-se a jovens internos de formação específica em Medicina Interna.

De acordo com a companhia, as sessões incluiem patologias como Fibrose quística, doença neuromuscular, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), e ainda distúrbios do sono associados à obesidade.

“A importância deste tipo de iniciativas passa pela visão integradora e centralizada nos melhores cuidados ao doente, que são a coluna vertebral da Medicina Interna. O doente é centralizado e são múltiplas as opções de análise”, explica em comuncado Andrea Mateus, co-coordenadora do Grupo de Doenças Respiratórias do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP).

A também assistente hospitalar graduada em medicina interna do CHUP, e sócia fundadora do Núcleo de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, refere ainda que “estes webinares permitiram mostrar que a Medicina Interna consegue integrar as várias variáveis e priorizá-las individualmente, atendendo ao plano definido e consentido pelo doente. Idealmente somos, enquanto profissionais, coautores do tratamento da doença a par do perfil do doente”.

Em cada sessão foi apresentado um caso clínico tipificado, que proporcionou uma discussão saudável sobre a abordagem prática do dia-a-dia. Foram abordados aspetos como o tratamento de suporte na insuficiência respiratória, as particularidades de diferentes patologias, bem como a transversalidade dos cuidados paliativos.
Composto por oito sessões em formato digital, o ciclo de eventos Difusão resultou de uma parceria entre a Academia Linde Saúde e o grupo InCHPira, que reúne profissionais de saúde do Serviço de Medicina do CHUP.

As gravações estão disponíveis aqui.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

EUA vão restringir acesso a vacinas contra covid-19

Os Estados Unidos vão restringir o acesso às vacinas contra a covid-19, recomendando-as a partir de agora apenas a pessoas com 65 anos ou mais ou pessoas em situação de risco, anunciaram hoje dois responsáveis.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights