Lean Health Portugal desenvolve projeto inovador para agendamento cirúrgico automático

19 de Junho 2023

A Lean Health Portugal, organização portuguesa focada na melhoria contínua dos processos na prestação de serviços de cuidados em saúde, anunciou esta segunda-feira o lançamento de projeto inovador para a otimização e maior eficiência do agendamento cirúrgico nos Hospitais. 

Citado em comunicado, Rui Cortes, CEO da Lean Health Portugal, chama a atenção para a atual sobrecarga dos sistemas de saúde, o impacto do envelhecimento da população e o aumento do consumo dos cuidados, defendendo a necessidade de criar “projetos inovadores que deem resposta adequada às necessidades atuais”.

Aos olhos do responsável, estas iniciativas devem ter como premissa “o aumento da produtividade e eficiência e, ao mesmo tempo, a garantia da qualidade dos cuidados de saúde.”

É neste sentido que surge o “SURGERY ON TIME (SOT)”, uma ferramenta informática que combina o Machine Learning – previsão de tempo da sala operatória – e um novo modelo de otimização através de um sistema de agendamento automático.

Para Rui Cortes, “em Portugal, o controlo de tempo e custos através da identificação e eliminação de desperdícios e ineficiências é, de facto, uma ferramenta poderosa para a maior eficiência de diferentes áreas do Hospital, nomeadamente no Bloco Operatório, por se tratar de um dos serviços que gera maior despesas e receitas a nível hospitalar.”

A equipa de trabalho da Lean Health Portugal, considera, por isso, que a criação de novas ferramentas tecnológicas de apoio à decisão para os agendamentos cirúrgicos tornam-se uma mais-valia para a otimização dos tempos nas salas operatórias, bem como para se evitar o atraso nos procedimentos ou mesmo os seus cancelamentos, até porque a alocação de recursos materiais e humanos nesta área são extremamente dispendiosos.

O SOT tem como principal função, através de um modelo de aprendizagem automática de leitura de múltiplas variáveis, estimar melhor o tempo de cirurgia e proceder a agendamentos respeitando a antiguidade e prioridade dos doentes, entre outros critérios customizáveis, tornando-se assim possível um planeamento cirúrgico mais preciso, com maior estabilidade e eficiência.

“Um agendamento cirúrgico ineficiente gera dois cenários que não são de todos benéficos para a Instituição e Serviço: a subestimação do tempo de sala, ou seja, muitas vezes o tempo previsto para a cirurgia ultrapassa o tempo estabelecido e atrasa as operações seguintes ou leva ao seu cancelamento. Por outro lado, a sobrestimação, ou seja, a cirurgia levou menos tempo que o previsto e não há um aproveitamento total dos recursos da sala de operação”, afirma o CEO da Lean Health Portugal.

O SURGERY ON TIME foi desenvolvido no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central nas especialidades de Urologia, Ortopedia e Cirurgia Geral.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights