OMS elogia resposta de Portugal à pandemia

1 de Julho 2023

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, elogiou o “tremendo trabalho” que Portugal desenvolveu em resposta à pandemia causada pela Covid-19 e que permitiu alcançar “uma das maiores taxas de vacinação do mundo”.

“Seria omisso se não reconhecesse o tremendo trabalho de Portugal como nação, na sua resposta à pandemia da Covid-19. O país respondeu rapidamente e teve uma das maiores taxas de vacinação do mundo”, referiu.

Tedros Adhanom Ghebreyesus considerou exemplar o facto de Portugal ter conseguido vacinar quase todos os seus idosos.

O diretor-geral da OMS apontou a necessidade de se aprenderem algumas lições com os três anos de pandemia e alertou para a possibilidade de poderem emergir outras ameaças.

“Não se enganem, a pandemia está longe de ser a única ameaça que enfrentamos. Neste mundo de crises, precisamos estar mais bem preparados”, acrescentou.

Para isso, defendeu a necessidade de se negociar um acordo internacional, com diretrizes de como se deve prevenir e responder a uma pandemia.

“Um acordo entre as nações, para trabalharem juntas numa resposta compartilhada para ameaças comuns”, concretizou.

Para além deste acordo internacional, que “tornará o mundo mais seguro para futuras gerações”, Tedros Adhanom Ghebreyesus aludiu ainda à necessidade de os países investirem nos seus sistemas de saúde.

“Sistemas de saúde fortes e resilientes, compostos por profissionais de saúde com salários decentes, boa formação e condições de trabalho adequadas são a melhor maneira de manter as nossas sociedades saudáveis e de as proteger contra as emergências sanitárias do futuro”, destacou.

O biólogo assumiu a Direção-Geral da Organização Mundial da Saúde em 2017. Anteriormente, no seu país, Etiópia, foi ministro da Saúde (de 2005 a 2012) e ministro de Relações Exteriores (de 2012 a 2016).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights