Segunda edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia arranca em setembro

10 de Julho 2023

A segunda edição Escola Anual Virtual de Hepatologia, uma parceria do Núcleo de Estudos de Doença do Fígado (NEDF) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), arranca no dia 21 de setembro.

Paulo Carrola, Coordenador do NEDF afirma em comunicado que “nesta nova edição, com o intuito de permitir um melhor desenvolvimento dos temas e uma discussão mais alargada dos tópicos abordados, a duração de cada sessão foi aumentada para uma hora e trinta minutos. A estrutura do curso também foi alterada, passando para treze módulos em vez dos onze da primeira edição.”

“Estamos certos de que este upgrade irá de encontro às expectativas criadas para esta segunda edição da EAVH, modelo educativo inovador no panorama da Hepatologia nacional”, concluiu.

Para José Presa, da APEF, “esta escola tem como objetivo colmatar uma lacuna há muito sentida por quem se dedica ao doente hepático, a existência de um plano formativo regular que incida nas áreas de inquestionável relevo na Hepatologia. Pretende-se que esta iniciativa se torne uma referência nacional no âmbito da Hepatologia e que congregue todos quantos se dedicam a esta área, independentemente da sua especialidade mãe”.

“Screening” e abordagem da doença hepáticadoença hepática autoimunehepatites víricasDILI e falência hepática agudaMAFLDdoença hepática associada ao álcoolcirrose hepáticahemocromatose, doença de Wilson e Défice de alfa-1 antitripsinaACLF e transplante hepáticodoença vascular hepática: diagnóstico e abordagemhemorragia digestiva no cirróticotumores hepáticos e cuidados paliativos em hepatologia são os temas que compõe o programa formativo.

A Escola Anual Virtual de Hepatologia destina-se a a internos de formação específica de Medicina Interna e Gastrenterologia.

A segunda edição irá funcionar de 21 de setembro de 2023 a 4 de julho de 2024.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Associação Nacional de Laboratórios Clínicos diz que ULS da Lezíria prejudicará acesso dos utentes a análises clínicas caso avance com internalização

A Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL) lamenta que a Unidade Local de Saúde da Lezíria pretenda internalizar os serviços de análises clínicas, “em desrespeito dos contratos de convenções existentes e que abrangem a área de influência da ULS da Lezíria e com manifesto prejuízo dos direitos de acesso e da liberdade de escolha dos utentes que recorrem àquela unidade de saúde”.

46% das mulheres sentem que as suas dores menstruais não são levadas a sério no trabalho

No âmbito do Dia do Trabalhador a INTIMINA realizou o seu segundo Estudo sobre Menstruação e Ambiente de Trabalho para aprofundar o impacto que a baixa menstrual teve na vida das mulheres em Espanha, o primeiro país da Europa a implementar esta licença. Os resultados revelam que 46% das mulheres sentem que as suas dores menstruais não são levadas a sério no trabalho.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights