Ministério afirma estar “concentrado” nas negociações com os médicos

14 de Julho 2023

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou esta quinta-feira em Leiria que está “concentrado” nas negociações com os sindicatos dos médicos para evitar as greves durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Confrontado com a greve dos médicos que está marcada para os primeiros dias da JMJ, Manuel Pizarro disse que, nesta fase, está “ainda concentrado nas negociações com os médicos e na preparação de todo o plano de emergência para a Jornada Mundial da Juventude, que se insere num esforço que está compreendido por aquilo que chamaríamos serviços mínimos para essa época”.

“O país está muito empenhado e também os profissionais de saúde e os médicos. Estamos todos muito empenhados em que tudo corra bem. Portugal vai-se mostrar ao mundo e eu não tenho dúvida nenhuma que vamos todos, todos os portugueses, profissionais de saúde e os outros, fazer um esforço possível para que tudo corra de maneira a mostrar o país que nós somos e o esforço que temos de fazer para mostrar ao mundo a melhor imagem possível de nós próprios”, sublinhou o governante.

Questionado sobre a acusação de falta de diálogo, Manuel Pizarro adiantou que a tutela tem feito “um grande trabalho de diálogo com os médicos”. “Não há falta de reuniões com os médicos. Está marcada uma próxima ronda negocial. Repito, estou concentrado no esforço para que esse diálogo seja proveitoso”, acrescentou.

Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a JMJ vai realizar-se entre 01 e 06 de agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas.

As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Crescimento no Número de Inscritos nos CSP

Mais de 1,5 milhões de portugueses não têm médico de família, apesar de 175.530 novos utentes terem sido atribuídos entre abril de 2024 e fevereiro de 2025. O aumento de inscritos nos CSP e a falta de médicos são os principais desafios.

Dia Nacional do Doente com AVC: Sensibilização em Todo o País

No próximo dia 31 de março, a SPAVC promove o Dia Nacional do Doente com AVC, reforçando a mensagem “Pare o AVC. Junte-se a nós”. Com o apoio de embaixadores regionais e várias instituições, a campanha visa sensibilizar a população sobre a prevenção e resposta ao AVC, destacando a importância de reconhecer os sinais de alerta e agir rapidamente.

Ultomiris: Novo Tratamento para SHUa em Portugal

O Infarmed aprovou a comparticipação do Ultomiris para tratar a Síndrome Urémica Hemolítica Atípica em Portugal. Este inibidor do complemento C5 oferece uma dosagem menos frequente, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Compromisso com o Bem-Estar dos Colaboradores: AbbVie no Top 5

A AbbVie foi reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal pelo Great Place to Work Institute, destacando-se pela décima segunda vez consecutiva no top 5. A empresa valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o desenvolvimento de carreira e uma cultura inclusiva.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights