FNAM diz que acordo depende da “vontade política” que existir por parte da tutela

18 de Julho 2023

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) defendeu esta terça-feira a necessidade de "conseguir um acordo de princípio que seja capaz de salvar o SNS", alertando que o sucesso do processo negocial está nas mãos da "vontade política do Ministério da Saúde".

A poucos dias da última reunião agendada com a tutela, a FNAM reiterou a importância de estabelecer uma proposta que incorpore as revindicações defendidas pelos médicos.

Em comunicado, hoje divulgado, é referido que a entidade sindical tem defendido “um modelo equilibrado, capaz de concretizar a valorização salarial para todos os médicos, reduzir horários semanais, em urgência e as horas extraordinárias, de desenhar um novo regime de trabalho, defender e integrar os internos no primeiro escalão da carreira, sem abrir mão do descanso compensatório e da universalidade dos direitos que visam a segurança dos médicos e dos doentes.”

Para a FNAM, o resultado das negociações depende “da vontade política do Ministério da Saúde. A FNAM defende, com toda a transparência, um acordo de princípios capaz de salvar o SNS, garantindo médicos nos cuidados de saúde primários e hospitalares. Seremos os primeiros a manter e intensificar as formas de luta caso nos deparemos com mais um simulacro negocial, que mais não demonstre a intenção de ludibriar a comunidade médica e confundir a opinião pública.”

Caso não haja resultar um acordo na próxima sexta-feira, 21 de julho, a Federação Nacional dos Médicos admite manter a greve nos dias 1 e 2 de agosto.

PR/H/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights