SPMI lança Guia do Internista no Laboratório

25 de Julho 2023

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna lançou a 1.ª edição do Guia do Internista no Laboratório, uma publicação da responsabilidade do Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna e do Núcleo de Internos de Medicina Interna, apoiada pela Daiichi Sankyo.

“O Guia do Internista no Laboratório é um manual de apoio à decisão que se enquadra na prática clínica como uma ferramenta útil para potenciar o raciocínio clínico integrador, indispensável para uma eficiente prestação de cuidados de saúde.

Esta iniciativa responde a uma necessidade identificada, clarificando questões que surgem na interpretação de exames complementares laboratoriais, respondendo a essas dúvidas de forma estruturada e acessível”, explica o comunicado de imprensa.

Citado na nota, o coordenador da iniciativa, Ricardo Fernandes, aponta que esta “traduz aquilo que é mais bonito e generoso na Medicina (Interna), o trabalho em equipa”. “Este foi um desafio aceite por dezenas de internistas (na estruturação, redação e revisão) que têm o meu profundo agradecimento. Este projeto foi idealizado com o intuito de garantir a continuidade de uma série de manuais de excelência que servem como guia para todos (desde o pré ao pós-graduado). Permitiu, ainda, trazer alguma frescura e novidade uma vez que até à data não existe nenhuma publicação recente com este tipo de conteúdo e neste formato. O caminho faz-se caminhando, como diz a sabedoria popular, e que esta seja mais uma ferramenta disponível a todos para o melhor cuidar, através de uma humilde e sempre perspicaz aliança entre a dimensão científico-técnica e o humanismo ímpar do que é ser Médico(a).”

“Enquanto internista, entendo que este manual vem colmatar uma necessidade da comunidade médica no sentido de mais eficientemente interpretar vários meios complementares de diagnóstico e integrá-los clinicamente. Por essa mesma razão tenho muito orgulho que a Daiichi Sankyo se tenha associado à concretização deste projeto de valor acrescentado”, palavras de Jorge Ruivo, Medical Lead da Daiichi Sankyo, citado na mesma nota.

A 1.ª edição do Guia do Internista no Laboratório está disponível para download, em exclusivo para profissionais de saúde registados, no site da Daiichi Sankyo Portugal. A partir de setembro, o guia estará também disponível em formato digital e impresso através do site da SPMI.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights