Santa Maria repete análises aos bebés prematuros internados por causa de bactéria multirresistente

31 de Julho 2023

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai repetir esta segunda-feira as análises aos bebés prematuros internados, por causa da bactéria multirresistente, mantendo-se 11 colonizados e dois negativos, disse à Lusa fonte hospitalar.

Num ponto de situação feito aos jornalistas na sexta-feira, o diretor do serviço de infecciologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) disse que os bebés estavam estáveis, sublinhando que a maior parte dos “grandes prematuros”, independentemente de estarem colonizados com a bactéria, têm de permanecer no hospital.

“Estes bebés vão ter alta quando tiverem o desenvolvimento adequado que lhes permita ir para casa. Esta bactéria não interfere em nada na sua alta, como em qualquer doente do hospital”, disse Álvaro Pereira.

O serviço de Neonatologia do Hospital de Santa Maria teve, desde há duas semanas, 15 bebés internados colonizados com uma bactéria multirresistente, dos quais 11 se mantêm internados, três tiveram alta e um morreu. Há ainda dois bebés que testaram negativo.

Sobre o bebé que morreu, nas declarações aos jornalistas na sexta-feira, a médica Raquel Gouveia escusou-se em avançar mais pormenores, uma vez que “ainda não há dados conclusivos”.

Raquel Gouveia frisou que, desde que o serviço teve conhecimento da bactéria, foi aplicado “o protocolo habitual de pesquisa nos bebés que não estão infetados” e foram separados dos restantes, estando isolados.

Os dois que testaram negativo não são transferidos para outros estabelecimentos de saúde “porque são bebés instáveis e o risco da transferência é grande”, afirmou, acrescentando que, atualmente, só estão a ser feitos partos em Santa Maria em grávidas de termo e cujos bebés não necessitam de internamento na Neonatologia.

Os especialistas adiantaram que os bebés colonizados com a bactéria não têm qualquer tipo de infeção.

O diretor do serviço de infecciologia do CHULN sublinhou que “estes bebés estão em risco pela sua prematuridade, como qualquer doente débil e frágil” que está internado num hospital, que corre o risco de fazer infeções graves.

No caso destes bebés, explicou, podem fazer infeções pela sua “prematuridade e fragilidade”.

Explicou ainda que nos hospitais, sobretudo dos de última linha, costumam aparecer casos isolados de bactérias, mas não é comum uma situação como esta, em que há um surto.

Segundo o especialista, a bactéria foi detetada há cerca de 15 dias “numa situação muito benigna”, quando apareceu um bebé com remelas nos olhos, tendo sido depois estudada a possibilidade de a bactéria estar em outros bebés.

Álvaro Pereira disse ainda que esta bactéria nem sempre aparece nas análises, podendo só ser detetada dias depois.

Neste caso, as análises são repetidas a cada 72 horas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights