FNAM mantém luta face às “intransigências” do Ministério da Saúde

3 de Agosto 2023

A FNAM saúda todos os médicos que deram corpo a dois dias de greve com grande adesão nacional, a rondar os 90%, e garante que a luta se mantém.

“A par da adesão, destaque também para a participação de meio milhar de médicos na concentração realizada à porta do Ministério da Saúde (MS), no primeiro dia de greve, onde foram entregues os princípios da contraproposta da FNAM.

Face ao impasse nas negociações, mantemos a solicitação de uma mediação independente para ultrapassar a inoperância do Ministério da Saúde em firmar um acordo em tempo útil, que salve a carreira médica e defenda o Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, sublinha a Federação Nacional dos Médicos (FNAM).

Em comunicado, a FNAM diz que aguarda resposta do Ministério e volta a defender: a redução do horário para 35 horas; reposição das 12 horas em serviço de urgência; possibilidade de dedicação exclusiva, opcional e majorada; manutenção do limite das 150 horas extraordinárias; manutenção dos descansos compensatórios, para segurança dos médicos e doentes; redimensionamento da lista de utentes dos médicos de Medicina Geral e Familiar; inclusão do internato médico no 1.º grau da carreira médica; lideranças médicas definidas com processos transparentes, democráticos e justos; melhoria das medidas de proteção da parentalidade e da formação para os médicos; possibilidade de reforma antecipada dos médicos com 36 anos de serviço ou 62 anos.

“A FNAM mantém o processo de luta face às intransigências do Ministério da Saúde para com os médicos e o Serviço Nacional de Saúde, que insiste em manter os médicos na cauda da Europa em termos de condições de trabalho e valorização salarial”, conclui.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights