Lifefocus com trabalhadores ao serviço da ULSAM disponível para negociar novo regime legal

7 de Agosto 2023

A empresa Lifefocus, com trabalhadores ao serviço da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), revelou hoje ter iniciado negociações com aquela entidade para avaliar a possibilidade de aplicar o novo regime legal aos funcionários.

“A Lifefocus encetou com o CA [conselho de administração] da ULSAM uma negociação com vista a avaliar da disponibilidade daquela entidade para promover, em conjunto com a Lifefocus, a implementação do novo regime legal, mediante o reequilíbrio financeiro do contrato”, indicou hoje a empresa, numa resposta escrita enviada à Lusa.

A empresa refere que tal foi feito apesar de considerar não serem “aplicáveis aos contratos de trabalho celebrados no âmbito do contrato de prestação de serviços com a ULSAM” as alterações legislativas que o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS) disse, na sexta-feira, estarem por cumprir, configurando uma “ilegalidade”.

Na sexta-feira, o STSS disse ter denunciado à ACT a “ilegalidade nos contratos dos técnicos de radiologia” da ULSAM contratados pela Lifefocus.

Em comunicado, o STSS indicou que os técnicos a laborar na ULSAM “estão a ser penalizados face aos restantes trabalhadores daquela unidade com contrato individual de trabalho, não vendo as suas remunerações atualizadas como previsto na lei”.

“A empresa é obrigada por lei a acompanhar remunerações e horários de trabalho praticados nos contratos individuais de trabalho da ULSAM, mas não o está a fazer”, disse o sindicato.

“A instituição beneficiária, a ULSAM, não poderá ter TSDT [Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica] a exercer funções na unidade local com outro regime de direitos, menos favorável para esses trabalhadores, independentemente da qualidade e natureza do vínculo”, referiu o presidente do STSS, Luís Dupont, citado no comunicado.

De acordo com a Lifefocus, as mudanças na lei não se aplicam, porque o contrato de prestação de serviços com a ULSAM é “anterior à entrada em vigor da nova lei”.

A empresa acrescenta hoje que “está, como já manifestou aos sindicatos envolvidos, disponível para encontrar compromissos que garantam todos os direitos dos seus trabalhadores e não ponham em causa a sustentabilidade financeira da empresa”.

Tal, diz, é “indispensável para a manutenção de todos os postos de trabalho”.

A Lifefocus disse ainda desconhecer “qualquer denúncia” à Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

Contactado pela Lusa, o presidente da ULSAM disse que a responsabilidade relativamente aos trabalhadores contratados pela Lifefocus “é da empresa”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights