Misericórdia da Lousã vende antigo hospital a fundação por 1,75 ME

9 de Agosto 2023

A Misericórdia da Lousã vai vender o antigo Hospital de São João à Fundação ADFP por um milhão e 750 mil euros, disseram hoje fontes da instituição à agência Lusa.

Numa reunião realizada na segunda-feira, os membros da Santa Casa da Misericórdia da Lousã (SCML) decidiram em assembleia geral, por maioria, alienar o imóvel à instituição de Miranda do Corvo, liderada pelo médico Jaime Ramos, antigo deputado do PSD.

O edifício primitivo do Hospital de São João foi construído, no século XIX, com donativos particulares de um grupo encabeçado pelo benemérito João Montenegro, que fundou a colónia Nova Louzã, no estado São Paulo, com recurso a mão-de-obra livre numa época em que a escravatura ainda não tinha sido abolida no Brasil.

Os sócios presentes na sessão aprovaram o negócio com a ADFP por 29 votos a favor, um voto contra e uma abstenção.

“Entre 400 e 500 mil euros são para gastos imediatos, designadamente dívidas e outros compromissos. A restante verba fica cativa e depois veremos o destino a dar-lhe”, disse à Lusa um membro da mesa administrativa da SCML.

Uma das vozes mais críticas da venda foi Amândio Torres, antigo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, que contestou uma alegada falta de informação prévia aos irmãos da proposta de compra, o que o levou a votar contra.

A ADFP pagará à SCML um milhão e 350 mil euros, no momento da assinatura do contrato de promessa de compra e venda, mais 150 mil euros no ato na celebração da escritura, que deverá ser realizada dentro de um ano.

Ao abrigo do acordo com a mesa da Misericórdia da Lousã, cujo provedor, João da Franca, está no poder há 33 anos, o comprador começará em 2025 a entregar os restantes 250 mil euros, em prestações anuais de 25 mil euros e sem juros, a saldar até 2035.

No edifício do antigo Hospital de São João, cujo interior foi desmantelado há alguns anos por uma empresa arrendatária que nunca chegou a concluir as obras, a ADFP prevê instalar uma unidade de cuidados continuados, entre outras valências na área da saúde.

Uma empresa de Odivelas, com a qual a Misericórdia rescindiu o contrato de arrendamento, em 2020, não concretizou o projeto negociado, mas veio a receber uma indemnização de 85 mil euros para abandonar o imóvel, já parcialmente desmantelado.

A primeira verba a receber da ADFP destina-se a pagar dívidas aos trabalhadores e aos fornecedores da Misericórdia, cujas contas do exercício de 2022 registaram um saldo negativo de 167 mil euros.

Na década de 1980, na vigência dos governos de Cavaco Silva, o antigo Hospital de São João, importante exemplar da arquitetura da vila, foi demolido para no seu lugar ser construído o Centro de Saúde, que por sua vez seria desocupado na década passada.

Nesse período, o Estado pagou uma elevada renda mensal à SCML, até à transferência do Centro de Saúde para um novo edifício fora da área urbana da Lousã.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This