Hospital Central de Maputo recebe material orçado em 3,7 ME

6 de Setembro 2023

O Hospital Central de Maputo (HCM) recebeu hoje material hospitalar orçado em cerca de quatro milhões de dólares (3,7 milhões de euros) para reforçar as suas atividades, disse o ministro da Saúde de Moçambique.

“Como Governo e como setor da tutela, a nossa expectativa é que esses equipamentos hospitalares garantam ainda mais o apetrechamento da unidade”, declarou Armindo Tiago, durante a entrega do material.

Entre o material, destacam-se 105 mesas operatórias, 105 aparelhos de anestesia e 205 monitores cardíacos, material que deverá apetrechar os blocos operatórios naquela que é maior unidade de saúde de Moçambique.

Em média, o hospital realiza entre 30 e 40 operações cirúrgicas por dia e, com o novo material, espera-se um reforço da capacidade da unidade de saúde, declarou o diretor do HCM.

“Teremos a possibilidade de abrir mais uma sala que não estava em funcionamento e também iremos fazer a reposição do equipamento que já está desgastado pelo uso”, observou Mozinho Saíde.

Os equipamentos foram entregues à maior unidade de saúde de Moçambique, numa altura em que o sistema de saúde recupera de uma crise provocada por greves que estavam a ser realizadas, primeiro, pela Associação Médica de Moçambique (AMM) e, depois, pela Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique (APSUSM), em exigência de melhores condições para os profissionais de saúde, incluindo material de trabalho nas unidades de saúde.

As duas associações anunciaram a interrupção dos protestos para dar espaço ao diálogo com uma comissão governamental dirigida pelo primeiro-ministro, Adriano Maleiane.

“No caso do HCM, todos os serviços médicos estão a funcionar. É verdade que estamos a reprogramar, particularmente, a área cirúrgica, mas estamos a ter o funcionamento a 100%”, concluiu Mozinho Saíde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights