Sérgio Castro doente com Dermatite Atópica há 45 anos num diagnóstico feito no primeiro ano de vida, reflete neste 3º episódio do “Vidas” sobre as diferentes abordagens de tratamento da dermatite atópica, o estigma associado a esta patologia e os avanços na investigação.
“Sinto verdadeiramente, que há multidisciplinaridade no tratamento, mas não acho que seja igual para todos”, disse Sérgio Castro, no terceiro episódio do podcast “Vidas”.
Em Portugal, estima-se que a dermatite atópica afete cerca de 360.000 doentes, dos quais 70.000 têm uma forma moderada a grave da doença1. Esta doença inflamatória crónica da pele tem um enorme impacto na qualidade de vida dos doentes quer a nível pessoal, quer a nível profissional ou de aproveitamento escolar.
O podcast “Vidas” que conta, agora, com 3 episódios é o primeiro podcast português a focar-se exclusivamente em entrevistas a doentes e aos seus familiares para que estes possam partilhar as suas histórias. Aborda neste último episódio a realidade de quem vive e convive diariamente com a Dermatite Atópica.
Todas as vidas têm uma história. Conheça a história de Sérgio Castro que vive há 45 anos com Dermatite Atópica e trabalha diariamente para o aumento da literacia em saúde em Portugal.
Referências:
- Torres T et al. Atopic dermatitis: improving patient access to health care in dermatology. Port J Dermatol and Venereol., Available online: 17-05-203. DOI: Disponível em https://www.researchgate.net/publication/370849007_Atopic_dermatitis_improving_patient_access_to_health_care_in_dermatology. Consultado em 2023.09.11
O podcast Vidas está disponível na Healthnews
HN
0 Comments