Adesão à greve dos farmacêuticos do SNS ronda os 90%

19 de Setembro 2023

A adesão à greve dos farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ronda os 90%, segundo o sindicato que convocou a paralisação, que diz não haver razões para que o descontentamento destes profissionais de saúde diminua.

“Vamos chegar aos 90% (..). Não há motivo nenhum para as pessoas desmobilizarem. Pelo contrário, as pessoas estão cada vez mais revoltadas de não nos ligarem nenhuma”, disse à Lusa Henrique Reguengo, presidente do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF), que convocou a greve.

Os farmacêuticos do SNS voltaram hoje à greve, desta vez de âmbito nacional, depois das paralisações distritais que fizeram a 05 e 12 deste mês, na tentativa de forçar um “processo negocial sério” com a tutela.

De manhã, dezenas de farmacêuticos do SNS concentraram-se em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, onde fizeram uma pequena marcha empunhando diversos cartazes, uma faixa onde se lia “Farmacêuticos do SNS em luta! Pela saúde de todos!” e gritando frases como “Pizarro escuta, os farmacêuticos estão em luta”.

O SNF contesta o facto de o Ministério da Saúde se manter em silêncio, sem manifestar qualquer intenção de “iniciar um processo negocial sério”.

Em janeiro realizou-se uma reunião entre as duas partes que o sindicato considerou uma “absoluta desilusão” e os encontros posteriores terminaram sem avanços significativos.

O último pré-aviso de greve, entregue em julho, incluía paralisações nacionais (24 de julho e 19 de setembro) e distritais (05 e 12 de setembro).

Entre as reivindicações do SNF constam a atualização das grelhas salariais, a contagem integral do tempo de serviço no SNS para a promoção e progressão na carreira, a adequação do número de farmacêuticos às necessidades do serviço público e o reconhecimento por parte do Ministério da Saúde do título de especialista.

No dia 26 é assinalado o Dia do Farmacêutico, com uma cerimónia no Porto. Questionado pela Lusa, Henrique Reguengo afirmou: “Seria bom se o ministro chegasse lá com uma abertura para negociar as coisas seriamente”, afirmou Henrique Reguengo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights