Adalberto Campos Fernandes diz que problemas no SNS convocam primeiro-ministro

29 de Setembro 2023

O antigo ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes defendeu hoje que os problemas no Serviço Nacional da Saúde (SNS) exigem a intervenção do primeiro-ministro, avisando que o diretor executivo e o ministro não conseguem resolver a situação sozinhos.

“Estamos numa fase muito difícil e não vale a pena supor que o diretor executivo [do SNS, Fernando Araújo] e o ministro [Manuel Pizarro] sozinhos resolvem este problema”, afirmou o médico aos jornalistas, à margem do Global Health Fórum, que decorre hoje e sábado no Centro de Congressos do Estoril.

O médico alertou que não dá para esperar mais e frisou tratar-se de uma matéria que ultrapassa os dois responsáveis, sendo “um problema do Governo”.

“É um problema que convoca o senhor primeiro-ministro, porque a saúde em Portugal não pode existir sem o SNS forte, coeso, dinâmico, robusto, com qualidade e não passa pela cabeça de ninguém que o SNS possa existir sem médicos, sem enfermeiros e farmacêuticos que tenham, dentro das limitações que o país tem, naturalmente, um tratamento digno e uma remuneração adequada”, declarou.

Lembrando que foi titular da pasta da Saúde no início deste ciclo político, Campos Fernandes reconheceu que já então o Governo não resolveu o problema por falta de condições financeiras do Estado e considerou que “os médicos têm razão” nas reivindicações.

No seu entender, deve ser feito um pacto entre as forças políticas, mas realçou a importância neste momento de ser um pacto entre a política e os profissionais.

Para Campos Fernandes, “Fernando Araújo [que foi seu secretário de Estado] é a pessoa certa, mas não pode ser a pessoa certa no tempo errado”.

“Seria dramático para Portugal e para os portugueses que o professor Fernando Araújo visse a sua determinação, a sua vontade destruídas apenas e só porque a política, no sentido mais macro do termo, não compreende a realidade”, alertou.

Questionado se “é o tempo errado de Manuel Pizarro”, o antigo ministro afirmou que, tal como ele, Pizarro “é um ministro médico”.

“Eu sou médico, a diferença entre nós é que ele é profundamente político, tem uma carreira política, e nós até pensámos todos que isso ajudaria naquilo que é a persuasão dos colegas e até do próprio líder do Governo, mas a questão aqui não tem que ver com as qualificações”, frisou.

Para Campos Fernandes, “Manuel Pizarro corre o risco de ser vítima de todo este processo, porque ele, como médico, sabe o que os médicos têm sentido”.

“Existe hoje uma insatisfação que se está a expressar até de uma forma inorgânica que pode pôr em risco sério a prestação de cuidados de saúde, a resposta urgente às populações, e este é um assunto demasiado sério para que a política não olhe para ele ou que o empurre com a barriga para a frente. Há responsabilidades (…) que têm que ser assumidas na sua plenitude”, defendeu.

Questionado sobre os números avançados no evento por Manuel Pizarro de que o SNS tem hoje um número recorde de 150 mil profissionais e um orçamento acima dos 14.000 milhões de euros, Campos Fernandes notou que “é verdade, mas é ilusório”.

“Passou-se de um orçamento de 9.000 milhões de euros para 15.000 milhões sem ter aumentado profissionais e com consequências que hoje estamos a conhecer de restrições no acesso, aumento dos casos graves de doença oncológica e das doenças cardiovasculares”, afirmou.

E pediu “humildade democrática” para se fazer uma avaliação deste investimento: “Podemos continuar a dizer que nunca tivemos tanto investimento e tantos recursos humanos, mas podemos correr o risco de, ao dizer isso, na semana que vem não termos urgências cirúrgicas a funcionar no país”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights